Denúncia contra Adrilles Jorge por suposto gesto nazista é rejeitada pelo TJ-SP

TJ-SP rejeita denúncia contra Adrilles Jorge por suposto gesto nazista
Foto:
Compartilhe

A 5ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou uma denúncia contra o comentarista político Adrilles Jorge por uma suposta saudação nazista durante um programa da rede Jovem Pan. A rejeição seria devido a falta de prova ou indícios de que o réu teria agido com intenção ou disposição voltada a incentivar discriminação.

Em fevereiro deste ano, o programa Opinião debatia falas do apresentador de podcast Monark, que havia defendido a existência de um partido nazista. No encerramento, ao se despedir, Adrilles levantou a mão direita ao lado do rosto — gesto similar à saudação nazista conhecida como “Sieg Heil”.

O Ministério Público de São Paulo considerou que Adrilles incitou a discriminação e o preconceito de raça. Na denúncia, o órgão também apontou que o comentarista, durante o programa, disse que o “comunismo é pior que o nazismo e também deveria ser proibido”. Mesmo assim, a denúncia foi rejeitada na 22ª Vara Criminal Central da Capital.

Após recurso do MP, o desembargador Pinheiro Franco, relator do caso no TJ-SP, avaliou que Adrilles, no programa, foi enfático e realçou — com “argumentação séria”, ‘”firmeza” e “conhecimento do tema” — sua opinião contrária aos princípios nazistas, além dos comunistas.

“O posicionamento adotado ficou evidente e não permite, sempre com o devido respeito, qualquer dúvida a respeito de sua posição e de sua intenção”, assinalou o magistrado.

O relator não teve dúvidas de que “se tratou de um sinal de despedida”. Segundo ele, caso o debate do programa não tivesse abordado o tema específico do nazismo, o gesto “jamais seria confundido como ação de estímulo à prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito”.

O MP argumentava que Adrilles nunca efetuou gesto semelhante ao se despedir em outras edições do programa.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais