Desmatamento na Amazônia aumenta 62% comparado aos primeiros meses de 2021

O desmatamento na região totalizou 199 quilômetros quadrados em fevereiro,  segundo dados publicados pelo Inpe / Foto: Reprodução
Compartilhe

Nesta sexta-feira (11/03), o Governo Federal divulgou dados dizendo que o desmatamento na floresta amazônica brasileira teve um aumento de 62%, em fevereiro de 2022, comparado ao mesmo mês do ano passado.

O desmatamento na região totalizou 199 quilômetros quadrados em fevereiro,  segundo dados publicados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Esse é o nível mais alto para fevereiro desde o início da série de dados em 2015/2016 e segue um recorde mensal semelhante em janeiro.

Nos primeiros dois meses do ano, a destruição foi três vezes maior do que no mesmo período de 2021. Cerca de 629 quilômetros quadrados foram desmatados, uma área aproximadamente do tamanho de Chicago

O desmatamento no Brasil tem aumentado desde que o presidente Jair Bolsonaro assumiu o cargo em 2019 e enfraqueceu a conservação ambiental, defendendo mais agricultura comercial e mineração em áreas protegidas para ajudar a tirar a região amazônica da pobreza.

Pesquisadores temem que a destruição esteja levando a Amazônia a um ponto de inflexão, após o qual a selva secaria e se tornaria savana, liberando enormes quantidades de gases de efeito estufa.

Alguns pesquisadores suspeitam que o desmatamento aumentará ainda mais antes das eleições de outubro, como aconteceu nos últimos três anos eleitorais. Autoridades provavelmente aplicarão as leis ambientais com menos rigor por medo de incomodar os eleitores, disse Carlos Souza Jr, pesquisador do instituto ambiental Imazon.

Fonte: Uol

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais