Desmatamento na Amazônia brasileira ganha fôlego e cresce 20% até abril, revela ONG

Compartilhe

Um grupo não-governamental que monitora a Floresta Amazônica há duas décadas informou na segunda-feira que o ritmo do desmatamento aumentou 20% nos últimos nove meses.

O Imazon revelou que imagens de satélite mostraram que a região perdeu 2.169 quilômetros quadrados de floresta de agosto a abril, acima dos 1.807 quilômetros quadrados perdidos em relação ao mesmo período do ano anterior.

Usina Hidrelétrica de Belo Monte

ROBERTO STUCKERT / FOTOS PÚBLICAS

O ano de monitoramento do grupo começa em agosto, para coincidir com a estação seca do Brasil, quando as taxas de extração são geralmente mais altas.

Os analistas do grupo culpam a exploração madeireira descontrolada e a invasão de terras por grande parte das perdas, algumas das quais ocorreram em áreas protegidas e reservas indígenas.

O presidente Jair Bolsonaro e seu ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, questionaram a realidade da mudança climática e falaram em favor da expansão da mineração e da agricultura industrial, inclusive na Amazônia e em áreas protegidas. Ambos acreditam que as leis ambientais e os grupos ativistas frequentemente trabalham para impedir o potencial econômico do Brasil.

Salles afirmou no início deste mês que queria reformular o Fundo Amazônia, uma iniciativa criada para conter o desmatamento em uma área de quase 7 milhões de quilômetros quadrados. Ele estava agendado para se reunir na segunda-feira com representantes dos governos alemão e norueguês, dois dos principais contribuintes do fundo.

Salles disse que seu ministério revisou 103 contratos concedidos pelo fundo a grupos sem fins lucrativos, cerca de um terço de todos os contratos assinados desde o seu lançamento em 2008. Ele disse que a investigação encontrou “irregularidades” em todos os 103 contratos, mas não deu nenhum caso específico, citando cláusulas de confidencialidade até revisão pelos auditores.

Entrevistado antes da reunião de segunda-feira pela TV Globo, Salles reiterou sua intenção de sacudir o fundo apertando regras e supervisão sobre a alocação de contratos e a escolha de projetos que possam obter financiamento.

“Queremos melhores resultados para reverter o aumento do desmatamento”, avaliou Salles, dizendo que queria resultados “mensuráveis” e um “retorno sobre o investimento”.

Salles pontuou que não poderia dar mais detalhes sobre as mudanças propostas pelo ministério antes de discuti-las com a Noruega e a Alemanha. A estatal brasileira Petrobras é o terceiro maior contribuinte do fundo.

O fundo foi criado para receber doações para ajudar a prevenir, monitorar e combater o desmatamento na Floresta Amazônica, uma vasta área rica em biodiversidade e cuja preservação é vista como essencial para conter a mudança climática.

*Sputniknews

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!