Devido às cheias, Eduardo Braga alerta ministro sobre obras federais no Amazonas

O senador Eduardo Braga (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Compartilhe

Em reunião com o ministro Tarcísio de Freitas e demais técnicos da Infraestrutura, nesta terça-feira (25), o senador Eduardo Braga (MDB/AM) chamou atenção para o curto período de tempo que a pasta terá disponível para levar adiante obras estruturantes no Estado este ano.

O alerta está relacionado às cheias dos rios no Amazonas, que continuam a ser registradas, ao posterior momento de vazante e ao imediato início do inverno amazônico, com a retomada das chuvas. “Estamos muito preocupados, pois as janelas de oportunidades para a realização dos empreendimentos serão muito pequenas”, disse o parlamentar.

Eduardo referiu-se, especialmente, às intervenções nos portos de São Gabriel da Cachoeira (Camanaus), Barcelos, Anori, Santo Antônio do Içá, Jutaí, Manicoré e Lábrea, além das obras nas BRs 319 –Manaus (AM) – Porto Velho (RO), e 307, entre a sede de São Gabriel da Cachoeira (AM), passando pelas Terras Indígenas Balaio e seguindo até o distrito de Cucuí, na fronteira com a Venezuela.

Segundo técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as obras civis no porto de Barcelos devem começar em agosto e as licitações para as instalações portuárias de Lábrea e São Gabriel da Cachoeira estão em tramitação. Quanto aos demais municípios citados, a pasta aguarda a liberação de recursos do Governo Federal para levarem adiante os projetos e as obras.

BR-319 – Sobre a BR-319, as obras no lote “Charlie”, entre os quilômetros 198 e 250, devem começar em junho, informou o ministro. No próximo mês, ainda segundo Freitas, técnicos da pasta entregam informações complementares solicitadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para conceder o licenciamento ambiental que permitirá a pavimentação dos mais de 400 quilômetros que compreendem o “trecho do meio”.

As informações adicionais deveriam ter sido encaminhadas em abril, mas houve um consenso entre os funcionários da Infraestrutura para que fosse melhor elaborado o item que detalha a substituição das pontes de madeira ao longo do trajeto.

Eduardo recebeu, ainda, a informação de que avançam as tratativas para pavimentação do trecho da BR-307 entre as Terras Indígenas Balaio e o distrito de Cucuí, castigado pelas chuvas. A última intervenção ocorreu há, aproximadamente, 16 anos, quando Eduardo esteve à frente do Governo do Estado do Amazonas. De acordo com o diretor-geral do DNIT, general Antônio Santos Filho, já foram superadas questões burocráticas apresentadas por órgãos de mineração e ambiental.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!