Dia do Brincar: cartilha reúne 25 brincadeiras para crianças

Brincar é um direito que contribui para a aprendizagem e fortalece os laços familiares. Foto: Reprodução
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As brincadeiras infantis divertem, aproximam as famílias e contribuem com a aprendizagem, desenvolvendo pensamento, habilidades e incentivando a imaginação. Tanto é assim, que este direito, comemorado no dia 28 de maio, é garantido pela Constituição Brasileira, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e preconizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Quando uma pessoa adulta brinca com uma criança, se estabelece um momento de  afeto e de cuidado, além de fortalecer os vínculos entre os brincantes. As atividades lúdicas podem colaborar com a construção da autoconfiança e da autoaceitação das crianças, além de ser uma ótima oportunidade de aprenderem, por meio da brincadeira, sobre o mundo e sobre o que está ao seu redor” explica a especialista em educação do Itaú Social, Juliana Yade.

Então, por que não resgatar aquelas brincadeiras marcantes do imaginário de muitas pessoas, que remetem à uma boa história da infância, para viver momentos juntos e incentivar a imaginação dos mais novos.

Esta é a proposta do conteúdo “Brincadeira em Família”, uma iniciativa do Itaú Social com o apoio técnico do CENPEC Educação, que traz 25 opções de atividades que fazem parte da tradição oral brasileira para que adultos e crianças brinquem juntos. Está disponível gratuitamente no site: polo.org.br/biblioteca/galeria/392/brincadeira-em-familia.

Confira algumas delas: 

CESTO DO TESOURO

Indicação: a partir de zero ano

Coloque em um cesto objetos diferentes que interessam ao seu bebê, no qual ele brinque no seu cotidiano. É importante que os objetos ofereçam a possibilidade para que a criança consiga explorar seus sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição). Esses objetos ficarão neste Cesto do Tesouro, e quando você pega-lo a criança saberá que é a hora da brincadeira.

PARALENDAS E CANTIGAS

Indicação: a partir de zero ano

Parlendas são textos recitados em ritmos. São muito usados para memorizar tempo, gestos e nomes de animais e plantas. Entre os exemplos estão “Hoje é domingo, pede cachimbo…” e “Cadê o toucinho que estava aqui, o gato comeu…”.

ESTÁTUA

Indicação: a partir de dois anos

A brincadeira começa com os participantes fazendo uma trilha enquanto um deles canta uma parlenda. Quando o “cantor” para, os demais viram “estátua”, imóveis na posição em que estão. O “cantor”, então, vai provocá-los para fazer com que se mexam. Ganha o último que resistir.

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