Dia do livro: tem promoções em sites e escritor fala sobre as dificuldades em publicar

Compartilhe
O Dia do Livro é comemorado nesta terça (23) e para a alegria dos estudantes e leitores compulsivos, muitas livrarias brasileiras estão com descontos até quarta que podem chegar a 70%.  As ações visam melhorar o mercado editorial já que foi mais dos atingidos em cheio pela crise econômica que o país enfrenta há mais de dois anos.
As Redes Submarino e Saraiva são as que oferecem maior descontos ambas para ecommerce,  ou seja , para quem comprar os titulos pela internet.

Por outro lado, os escritores reclamam. Escrever em um país onde praticamente não há incentivo à leitura é um desafio, principalmente para novos autores. Pelo histórico dos brasileiros o hábito de leitura é relativamente baixo comparado a outros países do mundo. De acordo com a 4ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, desenvolvida em março de 2016 pelo Instituto Pró-Livro, mais da metade da população brasileira se considera leitora, porém apenas 4,96 livros são lidos por ano. Deste total, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes. A pesquisa mostra ainda que pelo menos 30% da população nunca comprou um livro. Enquanto no Brasil, ler-se em média quatro livros por ano, na França o número médio é de 21. Diante deste histórico, como escrever e publicar no Amazonas?

O Escritor Marcus Antonio, autor de três livros: O Semeador, O Incrível Poder da Semente e o mais recente, com o lançamento marcado para 14 de julho, O Legado dos Heróis, explica que existem vários fatores que somados, geram entraves na hora de publicar um livro. A falta de investimentos na educação é um deles: “Se não há investimentos na educação, bibliotecas públicas a disposição dentro das escolas é praticamente impossível motivar crianças, por exemplo, a terem o hábito da leitura”. Se as pessoas não forem educadas a ler, como escritores alcançaram seus públicos? questiona Marcus.

Outro entrave apontado pelo escritor é ausência de editoras, principalmente no Amazonas. “Infelizmente o mercado da literatura ainda é restrito a best-sellers. Encontrar uma editora disposta a investir no novo é quase impossível. O Escritor precisa investir sozinho e arcar com todos os custos da publicação, uma vez que também não temos incentivos públicos para produção literária”. Para Marcus Antonio, se não há investimentos em novos escritores não tem como esperar algo diferente e novo no processo educacional e no mercado literário.

Marcus Antonio agora trabalha no lançamento de seu terceiro livro com o título: O Legado dos Heróis. O Lançamento será no dia 14 de junho as 19:30h na sede do Palácio da Família, localizado na avenida Pedro Teixeira, n° 300 D. Pedro I, zona centro-oeste de Manaus.

*Assessoria e Redação

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais