Dia Mundial do Chocolate: saiba como consumir o doce de forma saudável

Chocolate pode ajudar a reduzir pressão arterial, proteger artérias e melhorar fluxo sanguíneo Foto: Divulgação
Compartilhe

A data 07 de julho foi escolhida para comemorar o Dia Mundial do Chocolate. Você conhece alguém que resiste a um bom chocolate? Ao leite, amargo e branco. Essa é a base dos mais comuns, e um dos alimentos que já conquistou muitos corações. Aos apaixonados pelo doce; sabiam que esta iguaria, se consumida moderadamente, faz bem à saúde?

O chocolate é feito através da massa e manteiga do cacau obtidas após processamento, misturadas com alguns ingredientes como o açúcar e, em alguns casos, leite em pó. Atualmente existe uma grande variedade de produtos feitos com chocolate, com misturas e combinações para agradar a todos os públicos.

O doce apresenta alguns minerais (cálcio, magnésio, potássio) e as vitaminas A e E. Na sua composição estão presentes as substâncias como teobromina, feniletinamina – associada à sensação de bem-estar – além do aminoácido triptofano (com efeito semelhante), flavonoides e cafeína, informa a nutricionista Aline Nataly Soares Vital. “Os compostos antioxidantes presentes estão associados à redução na pressão arterial, efeito protetor das artérias e melhora do fluxo sanguíneo, ou seja, podem trazer benefícios à saúde”.

Como qualquer outro alimento, o chocolate não precisa se posicionar como vilão ou mocinho. É necessário comer o tipo certo, pois é o cacau que contém as propriedades para auxiliar na saúde e prevenir doenças, destaca a especialista, que é professora do curso de Nutrição da UniFTC Juazeiro.

“Quanto mais amargo, mais o teor de cacau presente, e menor a quantidade de açúcar. Já o chocolate branco e ao leite, apresentam menor quantidade de cacau, maior quantidade de gorduras e de açúcares. Outro aspecto importante é a quantidade. O fato de apresentar benefícios à saúde não significa que o seu consumo deve ser exagerado”, ressalta a nutricionista.

Um fato curioso é que muitas pessoas acham que o chocolate é obtido através da polpa do cacau, lembra Aline Nataly. “Na verdade, sua origem é graças às amêndoas, que passam pelos processos de fermentação, torrefação, prensagem e moagem, obtendo-se a massa de cacau”.

É justamente o consumo equilibrado que permite a inclusão dessa delícia em uma alimentação com estilo de vida saudável, completa a especialista. “Claro que pessoas sensíveis ou intolerantes à qualquer substância da sua composição precisam estar atentas a possíveis restrições, para que seja feita a escolha do tipo mais adequado. Por isso, converse antes com o seu nutricionista e desfrute do delicioso sabor, textura e aroma da sobremesa mais popular e adorada no mundo”, concluiu.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais