Diretoria de Saúde do TCE-AM realiza evento de conscientização sobre Novembro Azul para servidores e colaboradores

Foto: Reprodução TCE-AM
Compartilhe

No mês dedicado à conscientização sobre a saúde masculina, a Diretoria de Saúde do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) promoveu um evento especial para seus servidores, estagiários e terceirizados, abordando temas fundamentais relacionados ao Novembro Azul.

“Nosso setor médico é bastante atuante. Agradeço a presença dos palestrantes e a realização da Diretoria de Saúde, que traz uma temática fundamental à sociedade, sobretudo aos homens”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

O evento contou com a participação de palestrantes renomados na área da saúde, trazendo abordagens específicas sobre a saúde do homem. O doutor George Lins, cirurgião e uro-oncologista com subespecialidade em cirurgia robótica e laparoscopia, abordou a temática “Saúde do Homem”, ressaltando a relevância da prevenção e do acompanhamento médico regular, especialmente em relação ao câncer de próstata.

Já o doutor em Endodontia e especialista em Saúde Coletiva, Carlos Alberto de Sales Júnior, apresentou uma palestra com o tema “Atenção à saúde bucal do homem: fatores de risco e prevenção”. O objetivo foi destacar a importância da saúde bucal como parte integrante do cuidado geral com o corpo masculino.

 

Foto: Reprodução TCE-AM

O Novembro Azul é uma campanha mundial que busca alertar os homens sobre a importância de cuidar da saúde, tanto do corpo quanto da mente. O foco principal é a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das principais causas de mortalidade masculina.

A iniciativa da Diretoria de Saúde (DISAU) em parceria com o Departamento Odontológico (DEOD) do TCE-AM buscou proporcionar conhecimento e esclarecimentos aos colaboradores da instituição, visando a promoção de hábitos saudáveis e a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde masculina.

O uro-oncologista George Lins destacou a importância de quebrar tabus relacionados à saúde masculina.

“Ainda existe muito tabu em relação à saúde do homem. Minha intenção é justamente desmistificar isso. Existem estudos que mostram que uma parcela significativa dos homens não se preocupa efetivamente com a saúde, e poucos procuram um médico. Precisamos promover o acesso à informação para que os homens se conscientizem da importância de procurar um médico, mesmo sem sintomas”, enfatizou o especialista.

No campo da saúde bucal, o doutor Carlos Alberto Sales Júnior afirmou a importância do cuidado com as condições bucais na prevenção às doenças, como o câncer na região.

“A gente não pode esquecer que o cuidado com a saúde também inclui a saúde bucal. Sabemos que o sexo masculino tem maior taxa de mortalidade, que envolve uma relutância em procurar assistência médica, geralmente, pela sensação de vulnerabilidade e fragilidade. Quando deixamos de lado esse autocuidado, vemos, consequentemente, um menor cuidado com a saúde bucal. Precisamos identificar os fatores de risco e estabelecer protocolos de tratamento, prevenção e cura”, disse o doutor em endodontia, Carlos Alberto Sales Júnior.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais