Uma cena da ficção deu lição de realidade esta semana na TV. Foi durante a novela Vai na fé das 19h da Globo. Depois de ser ridicularizada na Web por sua idade, a personagem da atriz Renata Sorrah, a fictícia atriz veterana Wilma Campos deu aula de civilidade para o mundo digital dominado pelo discurso da juventude eterna.
“Meu nome é Wilma Campos e eu sou atriz. Se você não me viu atuando, a culpa não é sua. Pergunte pra sua mãe. Seu pai, com certeza, viu algum filme meu. Eu fui muito famosa. Uma estrela! Mas, recentemente, descobri que cometi um crime terrível: eu envelheci”, diz a personagem durante o vídeo de direito de resposta.
Fake News e direito de resposta
A história começou porque Érika (Leticia Salles), uma jovem “comunicadora”, publicou notícias sensacionalistas sobre a família do cantor Lui Lorenzo (José Loreto) e desta vez, Wilma (Renata Sorrah) , a mãe de Lui foi atingida com comentários preconceituosos sobre sua idade.
Com ajuda do advogado Benjamim, Wilma consegue o direito de resposta e por meio de um vídeo publicado nas Redes Sicais de Erika, ela dá o recado. “No mundo de hoje, ser jovem não é mais uma fase da vida, mas um estado definitivo de espírito. Quem envelhece é um fora-da-lei. E ser mulher, como diz meu advogado, é um agravante. Cada ruga aumenta a pena. Nos expulsam do mundo por conta da pele flácida.”
A cena foi aplaudida por toda equipe da novela. Renata Sorrah esbanja domínio da personagem que é cheia de humor e verdade crua.
Por fim, a cena mostra Wilma Campos dizendo que mesmo não conseguindo mais papeis como atriz, nunca perderá a sua força.
“Envelheci, sim. As marcas no meu rosto carregam paixão, tristeza, alegria. É a minha vida e eu tenho muito orgulho dela! É isso o que eu posso mostrar nos palcos e nas telas. Mas não me deixam trabalhar e mostrar meu talento. Quem perde são os que ‘acusam’ de ser velha e me condenam por estar viva. Ofensas não me derrubam. Pelo contrário: me dão força pra lutar mais”, finaliza a personagem de Sorrah.
A cena ganhou muitos elogios na internet, como o da atriz Dadá Coelho que postou a cena em uma rede social real.