Diversidade cultural e gastronomia marcam segunda edição da Feira Internacional de Empreendedores

FOTO: Divulgação/ Sejusc Exposição continua até às 20h deste domingo (17/10)
Compartilhe

A segunda edição da Feira Internacional do Empreendedor (FIE), teve início neste sábado (16), no Salão de Eventos Rio Solimões – Centro Cultural Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, Centro de Manaus.

Participam da Feira mais de 30 expositores de países como Colômbia, Venezuela, Haiti e Brasil. Durante o dia, é possível encontrar apresentações culturais desses países, com exceção da Colômbia, além de exposições e venda de artesanato e comidas típicas.

A feira conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Com essa parceria, foi oferecido cursos para os empreendedores sobre como melhorar o negócio. A OIM incentivou os expositores através de distribuição de alguns insumos para confecção de produtos.

Para a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, oferecer oportunidades de empreender aos migrantes e refugiados é fundamental para a geração de renda a essas pessoas e às famílias delas.

“Essa Feira é uma maneira de incentivar essas pessoas a continuarem a empreender e buscar estimular a geração de renda dos refugiados e migrantes que estão em Manaus. Os pequenos empreendedores sofreram com a pandemia, mas por meio de ações como essas procuramos impulsionar esses negócios”, disse ela.

Segundo a chefe do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos, Gabriella Campezatto, parcerias como estas são importantes para fomentar a economia no estado.

“A Feira tem o intuito de movimentar a economia. Essas pessoas sofreram tanto com o impacto da pandemia nos negócios e esse evento visa fortalecer esses empreendedores, dar mais espaço no cenário atual para eles e fortalecer nossas parcerias com o Sebrae, Senac e OIM”, afirmou.

De acordo com Jaqueline Almeida, coordenadora de escritório da OIM Manaus, o evento é uma chance de mostrar para a sociedade que a migração ordenada contribui para a sociedade.

“Um dos objetivos da Feira é mostrar para a sociedade que a migração é um movimento positivo, a migração ordenada e com direitos só acrescenta no território de acolhida. A presença de migrantes, quando há cidadania, trabalho e condições de empreender, traz  ganho à cidade”, alegou.

Para Nonata Silva, visitante da Feira, a exposição de artes e comidas estrangeiras fomenta uma troca fundamental para enriquecimento cultural

“Ter uma feira de empreendedorismo para os migrantes trazerem sua cultura diversificada é importante porque eles podem mostrar os trabalhos, seja na culinária ou no artesanato. Também proporciona ao visitante conhecer outra cultura. É uma troca de conhecimentos, a gente sai enriquecido e também pode dividir um pouco da nossa cultura ”, ressaltou.

O evento continua neste domingo (17/10), das 10h às 20h, seguindo todos os protocolos de higiene e prevenção ao novo coronavírus. A entrada é gratuita e permitida apenas mediante apresentação da carteirinha de vacinação contra a Covid-19 (1ª dose) e uso de máscaras.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais