Doces talentos: os cinco melhores chefs de confeitaria do Brasil em 2023

o mercado de confeitaria movimenta cerca de R$12 bilhões de reais ao ano. Foto : Freepik
Compartilhe

Com a crescente demanda por experiências gastronômicas únicas, a confeitaria tem se consolidado como um setor em constante evolução e inovação no Brasil. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Sebrae, o mercado de confeitaria movimenta cerca de R$12 bilhões de reais ao ano no país, representando um crescimento significativo em relação aos anos anteriores.

A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental no sucesso da confeitaria contemporânea. Plataformas digitais, ferramentas de automação e novas técnicas de produção têm permitido aos confeiteiros desenvolver novas habilidades e criar produtos ainda mais surpreendentes e diferenciados.

Além do talento e da técnica, os confeiteiros brasileiros têm se destacado pela sua criatividade e visão empreendedora. Muitos profissionais têm investido em novos modelos de negócio, como a venda de produtos online, a criação de cursos e workshops e a abertura de lojas especializadas, ampliando ainda mais o alcance e o impacto da confeitaria no país.

Nesse contexto, nós temos o prazer de apresentar a lista dos cinco principais chefs de confeitaria do país. São profissionais que se destacam por sua criatividade, técnica apurada e visão empreendedora, sendo referências no setor e inspirando uma nova geração de confeiteiros. Venha conosco nesta jornada pelos sabores e texturas que definem a confeitaria brasileira e descubra quem são os reis e rainhas dos doces no país.

1- Carole Crema (@carolecrema)

Com criatividade, técnica e 25 anos de carreira, Carole Crema é referência em confeitaria, criando novos conceitos e aperfeiçoando receitas consagradas. Formada pela Thames Valley University, The Moisimann Academy (Londres) e pelo Instituto La Cultura Alimentari (Milão), é Autora do livro “O Mundo dos Cupcakes”, lançado em 2010 pela editora DBA e co-autora de “400g Técnicas de Cozinha” editora Cia. Nacional, de 2007. Seu trabalho e talento foram reconhecidos com o prêmio de Chef Pâtissier do Ano em 2011 e 2016 pela revista Prazeres da Mesa. É jurada no programa Que Seja Doce do GNT, com sua quarta temporada em exibição às 20h, todos os dias.

2- Eloisa Cola (@eloisa.cola)

Eloisa é Bacharela em Gastronomia pela Univali de Santa Catarina e Pós Graduada em Educação. Desde sempre foi apaixonada por culinária, com atenção especial para doces, bolos e sobremesas. Ela atua profissionalmente no setor há mais de 14 anos e em 2019 fundou Eloisa Cola Escola de Confeitaria e a transformou na principal escola digital de empreendedorismo e confeitaria da América Latina, tendo formado mais de 40 mil pessoas para empreender com confeitaria no Brasil e no exterior. Seus cursos são pensados para ensinar não apenas confeitaria, mas também como empreender, ter um negócio e vender nas redes sociais.

Ela também é conhecida pelo aplicativo InfoBakery, uma plataforma desenvolvida por ela e sua equipe para o setor gastronômico.

3- Paulo Rocha (@chefpaulorocha)

Mineiro  de Chapada do Norte, o Paulo Rocha é um chef confeiteiro ímpar e ganhou destaque em 2022 ao participar do reality show Iron Chef Brasil (Netflix) e ser o primeiro competidor a desbancar um Iron Chef. O chef confeiteiro hoje é responsável pelas seis casas do Restaurante President – do midiático chef Érick Jacquin. Sempre amou a pâtisserie  francesa (a confeitaria clássica) e por isso se especializou em entregar seus doces com o conhecimento da técnica e um sabor ímpar. Paulo é alegria por onde passa e seu sorrisão enche o ambiente de alegria. E será ele o apresentador oficial do Prêmio Gastronomia Preta.

4- Léo Oliveira (@chefleoliveira)

Professora de Gastronomia, panificação e confeitaria, com especialização internacional em bolos Artísticos, Léo formou-se em gastronomia  pela universidade Anhembi Morumbi, especializou-se em cozinha Internacional, trabalhou como  Chef de gastronomia no Senac Aclimação e sua especialidade é Confeitaria artística. Ela criou um canal no Youtube que tem mais de 3 milhões de inscritos e já formou mais de 22 mil alunos em confeitaria.

5-Flavio Federico (@flaviofederico): 

Flávio é ex-chefe de confeitaria do grupo Fasano. Ele deixou o grupo e fundou a Só Doces em São Paulo.  Atualmente ele se dedica a ministrar cursos na Academia de Confeitaria Flavio Federico. Sua confeitaria é conhecida pela utilização de ingredientes simples e pela valorização dos produtos brasileiros.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais