Após 30 anos, um novo documentário da emissora britânica BBC tem como objetivo “desmistificar” a trágica morte do cantor Kurt Cobain. O vocalista do Nirvana morreu em 5 de abril de 1994, aos 27 anos, vítima de ferimento causado por uma arma de fogo.
A morte do cantor gerou muitas teorias da conspiração ao longo dos anos, incluindo a de que ele teria sido assassinado, com algumas especulações envolvendo até mesmo sua esposa, na época, Courtney Love.
A BBC anunciou uma série de programas para marcar o 30º aniversário de sua morte, incluindo o documentário que visa dissipar os “mitos” que cercam sua morte.
“Contado exclusivamente através de imagens de arquivo poderosas e raras – algumas das quais nunca foram vistas na TV britânica antes – Moments that Shook Music: Kurt Cobain é um relato visceral dos dias que cercaram aquele momento trágico em 1994, quando Cobain tirou sua própria vida”, descreve um comunicado.
“A vida e a morte de Kurt Cobain se transformaram em mito e lenda desde sua morte. Este documentário tenta desmistificar esse momento no tempo contando a história diretamente do local, por meio de imagens capturadas por aqueles que estavam lá”, disse Jonathan Rothery, chefe da BBC Popular Music TV.
A produção incluirá “imagens capturadas por fãs locais em Seattle e material bruto de equipes de notícias que reportaram na época, entrelaçando os espectadores nos eventos que se desenrolaram, conforme aconteceram”.
Na mesma noite, a BBC Two reprisará “When Nirvana Came To Britain”, que examina o vínculo entre Nirvana e o Reino Unido – incluindo o famoso festival de Reading e a banda do ex-baterista do Nirvana, Dave Grohl, agora vocalista do Foo Fighters.
Em 5 de abril, a BBC Radio 6 Music prestará homenagem com “Kurt Cobain Forever”. A cada hora, das 7h às 19h, os apresentadores Nathan Shepherd (substituindo Chris Hawkins), Deb Grant (substituindo Lauren Laverne), Mary Anne Hobbs, Craig Charles e Emily Pilbeam (substituindo Huw Stephens) tocarão uma faixa de Kurt.