Documentário resgata obra de brasileira contra a perseguição nazista

Documentário resgata o trabalho de Aracy Moebius de Carvalho - Foto: Divulgação
Compartilhe

O documentário Esse viver ninguém me tira, traça um panorama sobre a atuação de Aracy Moebius de Carvalho, uma brasileira que, ainda jovem, se mudou para a Alemanha nazista ao lado de seu filho pequeno. Lá passou a trabalhar no consulado brasileiro onde, quando a perseguição promovida por Hitler apertou, ajudou vários judeus a emigrarem para o Brasil.

Foi, por assim dizer, a “Schindler brasileira”, já que suportou toda a pressão e os riscos inerentes de seus atos para fazer aquilo que considera correto: salvar vidas, da maneira que lhe fosse possível.

“Esse viver ninguém me tira”. É a partir dessa frase que o diretor Caco Ciocler inicia sua busca por Aracy de Carvalho Guimarães Rosa. Heroína anônima, morreu esquecendo e sendo esquecida, vítima do Alzheimer e de um país também sem memória. Única brasileira considerada uma justa entre as nações, viveu à sombra do marido famoso, o escritor João Guimarães Rosa.

Com pouquíssima documentação disponível e impedido de falar sobre a relação de Aracy com o marido, por questões de direitos autorais, o diretor joga luz sobre essa existência através de suas próprias motivações pessoais.

A produção obteve reconhecimento no Brasil e no exterior. O documentário dirigido por Caco Ciocler foi premiado em diversos festivais de cinema e fez parta da seleção oficial de diversos eventos da sétima arte.

80 min. País: Brasil. Ano: 2014. Gênero: documentário. Direção: Caco Ciocler.

Sessão de Cinema

No AR em 04/07/2024 – 21:00

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Assista ao documentário também pela plataforma TV Brasil Play.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais