O filme “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor”, de Alfredo Manevy, recebeu o prêmio de ‘Melhor Filme do Público’ em documentário da 14ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em Lisboa, no sábado (08/07).
Em sua primeira exibição internacional, o longa contou com a presença de Manevy e de Bibiana de Sá, diretora de programação do canal Curta!, coprodutor do filme.
“O reconhecimento que recebemos nos deixa extremamente felizes. Este é o começo de uma jornada internacional não apenas para o filme, mas também para a redescoberta de Lupicínio Rodrigues e sua legião de fãs e admiradores. Agora, eles terão a oportunidade de apreciar aspectos da vida do compositor e sua musicalidade, que eram pouco conhecidos até então”, comentou o diretor.
Enquanto não estreia no Curta!, a produção percorre festivais e vem recebendo reconhecimento do público. O documentário já marcou presença, entre outros, no In-Edit Brasil 2023, na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, no 17º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, no 17° Festival MIMO de Cinema e no 12º Philadelphia Latino Film Festival.
O filme celebra o legado poético de Lupicínio Rodrigues, investiga sua contribuição musical e o contexto histórico da época. O compositor nasceu no Rio Grande do Sul, em 1914, e é autor de sucessos que ultrapassam gerações como “Nervos de Aço” e “A Vingança”. O documentário é uma produção da Plural Filmes e foi viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual.