Documentário sobre Melvin Van Peebles aborda a criação do herói negro

Documentário inédito e exclusivo sobre Melvin Van Peebles aborda a criação do herói negro no cinema americano
Foto: Divulgação/ Curta!
Compartilhe

O documentário inédito “Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro”, a ser exibido com exclusividade pelo Curta!, é uma homenagem à vida e obra do cineasta Melvin Van Peebles, que revolucionou o cinema americano ao criar um novo modelo de herói negro nas telas. A produção, dirigida por Catherine Bernstein e Martine Delumeau, retrata a trajetória de Melvin Van Peebles.

A história de Sweetback foi uma chamada política e uma declaração revolucionária contra a injustiça e a violência sofrida pelas minorias nos Estados Unidos. Produzido de forma independente por Van Peebles – que também escreveu o roteiro, dirigiu, atuou como protagonista e compôs a música – o filme arrecadou US$ 15 milhões.

O documentário “Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro” mergulhou nos bastidores da produção do filme, acompanhando as lutas enfrentadas por Van Peebles para realizar sua visão cinematográfica. Seus filhos e neto, que hoje são produtores, diretores e atores, testemunham o impacto duradouro de “Sweet Sweetback’s Baadassss Song” e como a obra provou que existe vida além de Hollywood. Para seus familiares, embora Melvin Van Peebles não tenha se tornado um dos principais cineastas da Nova Hollywood, seu legado no cinema e sua influência são inegáveis.

“Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro” também está disponível no Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessado na ClaroTV+ ou no site CurtaOn.com.br. Novos assinantes do site ganham 7 dias de degustação gratuita de todo o conteúdo da plataforma, basta se cadastrar. A estreia é na Quarta de Cinema, 17/05, às 23h.

 

“Ney – À Flor da Pele” (Documentário)

“Ney À Flor da Pele” é um documentário de longa-metragem centrado no impacto das performances de Ney Matogrosso em seu público e na reverberação desse impacto na cultura brasileira, desde a segunda metade do século XX até a atualidade. Uma antologia audiovisual, toda composta por imagens de arquivo. A melhor maneira de conhecer Ney é estar com ele nos palcos. Direção: Felipe Nepomuceno.

Horários: 15/05 às 22h30; 16/05 às 02h30 e às 16h30; 17/05 às 10h30; 20/05 às 15h; 21/05 às 21h40.

 

“Tela sobre Tinta” (Série) – Episódio: “Athos Bulcão”

Das fotomontagens aos figurinos para teatro, do Sambódromo à Catedral de Brasília, o documentário visita a obra de Athos Bulcão em seu amplo espectro. Nas palavras do professor e arquiteto JC Coutinho: “a obra de Athos é a presença dessas obras nos espaços externos na cidade”. Direção: Malu De Martino.

Horários: 16/05 às 21h; 17/05 às 01h e às 15h; 18/05 às 09h; 20/05 às 20h30; 21/05 às 10h30.

 

 “Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro”

Foto: Pix/ Michael Ochs Archives/ Getty Images

Em 1971, Melvin Van Peebles revolucionou a figura do herói negro no cinema americano com seu filme “Sweet Sweetback´s Baadassss Song”. Este gesto cinematográfico inédito se tornou uma referência essencial e deu origem ao movimento Blaxploitation. Direção: Catherine Bernstein e Martine Delumeau.

Horários: 17/05 às 23h; 18/05 às 03h e às 17h; 19/05 às 11h; 20/05 às 16h30; 21/05 às 23h.

 

“Romance de Formação” (Documentário)

Quatro jovens precisam lidar com as aspirações e anseios de uma vida repleta de realizações. São estudantes de grandes instituições acadêmicas – Harvard e Stanford (EUA), Karlshire (Alemanha) e PUC-Rio (Brasil). Direção: Julia De Simone.

Horários: 18/05 às 22h30; 19/05 às 02h30 e às 16h30; 21/05 às 18h45.

 

 “A batalha do passinho” (Documentário)

Surgido nas favelas cariocas, o Passinho explodiu em 2008 e desde então vem mudando a cara da periferia do Rio de Janeiro. Uma nova forma de dançar o funk, o Passinho é a manifestação cultural carioca mais importante dos últimos 10 anos. O documentário “A Batalha do Passinho – O Filme”, dirigido por Emilio Domingos, acompanha de perto esse fenômeno e mostra a evolução dessa cultura. Direção: Emí­lio Domingos.

Horários: 19/05 às 20h30; 20/05 às 00h30; 21/05 às 11h25.

 

“Grandes Cenas” (Série) – Episódio: “Central do Brasil”

A atriz Fernanda Montenegro esmiúça seu processo de composição da personagem Dora em “Central do Brasil” (1997), revivendo a experiência de filmar a intensa cena da romaria, em que Dora perde Josué em meio a centenas de fiéis. Direção: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno.

Horário: 20/05 às 21h05; 21/05 às 11h05.

 

 “Janela da Alma” (Documentário)

O que o escritor José Saramago, o cineasta Wim Wenders, a atriz Marieta Severo e o músico Hermeto Pascoal têm em comum? Eles e mais quinze personalidades com problemas visuais, que vão da simples miopia à cegueira total, dão depoimentos revelando sua percepção do mundo no documentário “Janela da Alma”. Direção: João Jardim e Walter Carvalho.

Horário: 21/05 às 20h15.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais