Dono de embarcação é autuado e 162 animais são apreendidos

Foto: divulgacao
Compartilhe

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) autuou, nesta terça-feira (22), o proprietário de uma embarcação pelo transporte e abate irregulares de animais. A balsa, que havia partido do município de Autazes, foi abordada em Manaus, próximo à feira da Panair, pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar, que acionou as equipes da agência.

Os servidores da Adaf encontraram no local 162 animais vivos, entre suínos e ovinos, e nove porcos abatidos. “Verificamos irregularidades no acondicionamento, transporte e abate, que não seguiam nenhum parâmetro higiênico-sanitário. Não havia condição alguma de o material ser consumido”, explicou o técnico de fiscalização agropecuária Caleo Soares.

Por representarem riscos de doenças, os porcos abatidos foram apreendidos e descartados no aterro sanitário. Entre os suínos e ovinos vivos que se encontravam na embarcação, 58 estavam sem Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para o transporte dessa carga. “Eles ficarão com o proprietário sob medida cautelar até regularização da documentação zoosanitária”, destacou a coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS), médica veterinária Jeane Cristini Barbosa.

Pelo transporte de animais sem GTA, está prevista a multa de R$ 20 por animal de médio porte. Também é cabível a aplicação de multa de R$ 300, por estabelecimento, proprietário, transportador ou condutor de animais de grande, médio e pequeno porte, respectivamente, de seus produtos e subprodutos de origem animal. A aplicação das multas referentes ao abate é definida pela agência, com base nos autos do processo. Os autuados têm 15 dias para apresentar defesa à Adaf. O proprietário dos animais e o responsável pela embarcação foram conduzidos pela PM à Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente.

“Produtos provenientes de abate clandestino podem ser vetores de doenças e infecções alimentares. O consumo de carne de animais abatidos sem higiene e expostos a sujeiras pode trazer diversos problemas de saúde para a população, além dos riscos de contaminação ambiental e da ausência de bem-estar animal”, alertou Jeane.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!