Nessa sexta-feira (13/10), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou duas prisões por crimes ambientais em municípios da Região Metropolitana de Manaus. Os casos ocorreram em Careiro Castanho e Rio Preto da Eva, que ficam a 88 e 57 quilômetros de Manaus, respectivamente. As prisões fazem parte dos esforços da força-tarefa do Governo do Amazonas, cuja missão é combater queimadas e desmatamento ilegais no estado.
O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, afirmou que as equipes policiais estão empenhadas em fiscalizar e coibir crimes ambientais. Ele ressaltou a importância de denunciar essas práticas e pediu à população que evite ações ilegais que prejudicam o meio ambiente.
O primeiro caso foi registrado pela manhã, quando os policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) responderam a informações da Sala de Comando e Controle Ambiental (SCCA) indicando incêndios nas proximidades de Careiro Castanho. Lá, foi encontrada uma área desmatada e focos de incêndio. Um homem de 25 anos foi detido com uma motosserra, uma espingarda, um simulacro e quatro cartuchos, sem licença ou autorização para tais atividades.
Em Rio Preto da Eva, um homem (52) foi preso após incendiar um terreno, gerando fumaça que ameaçava a saúde dos vizinhos. Os policiais ajudaram a controlar o fogo e chamaram o Corpo de Bombeiros para apagá-lo. O homem foi levado ao 36º DIP, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Em outras cidades como Autazes, Careiro Castanho e Careiro da Várzea, equipes policiais, juntamente com técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), realizaram fiscalizações em pontos denunciados, emitindo cinco notificações por irregularidades ambientais.
A força-tarefa do Governo do Amazonas aumentou as fiscalizações a crimes ambientais na região de Autazes e enviou 64 agentes, incluindo policiais militares e técnicos do Ipaam, além de 16 viaturas e duas aeronaves. A ação visa combater os inúmeros focos de calor que deixaram a capital Manaus encoberta por fumaça recentemente. O efetivo em Autazes é composto por policiais do BPAmb e das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam). Além disso, a PMAM enviou reforço da Rocam e Força Tática para Iranduba, que fica a 27 quilômetros de Manaus.