Durante inspeção, membros da CPI da Saúde constatam que Francisca Mendes funciona somente com 25% da capacidade

Foto: Divulgação
Compartilhe

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde realizaram uma inspeção nesta quarta-feira, 15, no Hospital Fundação do Coração Francisca Mendes, na Zona Norte de Manaus, e constataram graves irregularidades no local, desde falta de materiais para procedimentos cirúrgicos até ausência de profissionais especializados. O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) relatou que a unidade de saúde, considerada referência em cirurgias do coração na região Norte, funciona com apenas 25% da sua capacidade e afirmou que o abandono do local por parte do Governo do Amazonas está causando mortes de pacientes que aguardam atendimento no hospital.

Em reunião com o os deputados da CPI detectaram problemas como a falta de materiais OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) para procedimentos de cateterismo e embolização de aneurisma, insumos farmacêuticos, ausência de médicos infectologistas para gerenciar a Comissão de Infecção Hospitalar. Setores como a nefrologia e ressonância magnética e procedimentos de hemodiálise também não estão funcionando na unidade por falta de profissionais que prestam tais serviços.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

“É estarrecedor a situação do Francisca Mendes. O problema aqui não é os profissionais do hospital, e sim deste Governo que não prioriza vidas. Médicos clamando por melhorias, pacientes sem cirurgias porque não tem material. A própria secretária do Fundo Estadual de Saúde disse que o dinheiro está em caixa, mas culpou a burocracia para justificar o abandono. Se isso não é assassinato por negligencia, é o que? Eu fiquei indignado”, esbravejou Barreto.

Foto: Divulgação

O parlamentar criticou a demora a transição da Unisol com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) pela gestão do Francisca Mendes.

“Como que este governo não se preparou para a mudança da Unisol para a Susam? Começaram em setembro do ano passado e até hoje o Francisca Mendes está sem empresa para prestação de hemodiálise, a gente vê médicos, enfermeiros e demais funcionários sem receber o mês de maio, pagamentos indenizatórios não pagos, falta tudo aqui nesta unidade. Vou solicitar um requerimento Para priorizar vidas, este governo é burocrático, mas para corrupção é rápida”, comentou Wilker, que irá solicitar requerimento na CPI pedindo o planejamento de 2019 da gerência da unidade. “ Vamos confrontar o planejamento com a execução do serviço porque a problemática não é somente a empresa ter certidão negativa, e sim deixar os pacientes sem OPME”, finalizou o parlamentar.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais