“Ecoando” traz Toada de Roda com poesias de Garantido e Caprichoso e exposição à Manaus

Show “Ecoando com o Grupo Toada de Roda” será na casa Luppi, no centro de Manaus Foto: divulgação
Compartilhe
O projeto Ecoando traz para Manaus, no dia 4 de setembro (sábado), a partir das 17h, o show “Ecoando com o Grupo Toada de Roda”.
A apresentação do grupo,  pioneiro na pesquisa e divulgação das toadas históricas dos bois-bumbás de Parintins, acontece na acontece na Casa Luppi, na rua Ferreira Pena, 139, centro da cidade. Também no mesmo espaço, a exposição “Ecoando Arte” vai mostrar, a partir desta  , quinta-feira (02/09), trabalhos de vários artistas parintinenses, em uma mostra inédita na capital.
Estarão expondo Sorin Sena e equipe Kuarup, com trabalhos feitos em metal e material reciclado, em um conjunto de esculturas batizado de “A Arte de Metamorfosear”. A dupla Júnior Fuziel e Glaedson Azevedo trará a mostra intitulada “Tambores da Terra”, com quadros de óleo sobre tela inspirados no folcore amazônico, que serão apresentados de forma virutal.
Também inspirada na nossa cultura, a exposição “Cenas do Festival Folclórico de Parintins”, assinada pelo artista Pedro Evangelista vai trazer peças produzidas com a técnica de colagem em E.V.A., representando momentos das apresentações de Garantido e Caprichoso. A quarta exposição dessa mostra coletiva é assinada por meninos e meninas, jovens talentos parintinenses, do Coletivo Ártrua, com a coleção “Estampas Artesanais em Camisas”, sob a coordenação do artista Miguel Carneiro. Todas as peças com desenhos exclusivos estarão à venda para o público visitante e serão apresentadas em um desfile.
A exposição começa na quinta-feira (02/09) e vai até o sábado (04/09), com visitação gratuita a partir das 9h. As visitas devem ser agendas pelo telefone (92) 99183.9139. Os protocolos sanitários serão cumpridos: entrada no local somente com máscara e o visitante deverá apresentar o documento comprovando que está vacinado.
Poesia e música de Parintins os sons de Toada de Roda Foto: divulgação
Rifa online beneficente
O evento também vai ter um lado beneficente com participação irresistível para os fãs de itens de Garantido e Caprichoso. Uma rifa online  esta disponível desde domingo (29/08).  Os prêmios serão blusas com estampas exclusivas dos itens.  A renda será destinada à Casa Vhida de apoio à criança com HIV e às equipes de apoio dos artistas participantes.
Do lado do Garantido, Isabelle Nogueira (cunhã-poranga) e David Assayag (levantador), e do lado do Caprichoso, Marcielle Albuquerque (cunhã-poranga) e Edmundo Oram (apresentador), são os itens que estarão estampados nas blusas. O link de escolha de números será divulgado nas redes sociais e sites de notícia.
David Assayag também vai levar peças da grife “A Voz da Amazônia”, que  estarão disponíveis para compra.
Venda de mesas e protocolos de segurança
As vendas online das mesas já estão abertas. Por conta dos protocolos de segurança sanitária, contra a covid-19, o espaço será ocupado por apenas 100 mesas. Os lugares individuais estão sendo vendidos e as informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 99183.9139. Na entrada do evento, será exigido documento comprovando que pessoa está vacinada contra o novo coronavírus.
A realização do evento é da Em Movimento (Consultoria, Mentoria e Produção de Eventos), com apoio cultural do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), e da TV Encontro das Águas. A curadoria da exposição é da SEC, sob a coordenação de Cristóvão Coutinho. O projeto Ecoando tem, como objetivos principais: divulgar o ritmo amazônico a toada de boi-bumbá; intensificar o intercâmbio cultural entre os municípios Parintins e Manaus e entreter o público manauara com evento de qualidade.
O Toada de Roda
A pesquisa, a necessidade de registrar e  difundir a musicalidade da poesia parintinense, foi a deixa para a criação do Grupo Toada de Roda, a formação do grupo também é muito significativa: os componentes são músicos, envolvidos culturalmente com os Bois Garantido e Caprichoso, trazem no DNA, a melodia de Parintins, dos mestres, e seguem na missão de cantar Toada de raiz, com carinho, elegância, galanteio e a delicadeza da saudade de quem respeita a tradição.
O ritmo não está desassociado da herança cultural de cada membro do grupo, é possível sentir aquele toque bem tocado, a poesia cantada e quem os ouve, sente o som que transcende o físico e a essência da toada chega na memória afetiva, mesmo de quem não nasceu em Parintins.
A formação atual do Grupo Toada de Roda
Garantido — I)- Alder Oliveira — Parintinense, cantor, multi-instrumentista, neto de um dos padrinhos do Boi da Baixa. Em sua existência cultural o Boi Garantido teve 5 padrinhos, empresários locais e se tornavam patrocinadores da brincadeira de Boi. Vizinho do curral da Baixa, o menino Alder Oliveira seguia a batucada pelas ruas da Ilha, e essa paixão pela toadas ve m de berço.  II) – JP Galeto-Parintinense,  Multi-instrumentista,  filho do lendário Porrotó, um dos filhos e herdeiros da musicalidade do mestre Lindolfo Monteverde. Galeto confecciona o seu próprio atabaque, transformando o em um instrumento único, de som inconfundível; III) — Elton John — Parintinense, cantor — dono de uma das vozes mais potentes do boi vermelho, no começo dos 90, era sempre chamado para fazer na arena a introdução das toadas de ritual. Sempre com voz potente, no começo da introdução das toadas de ritual. Em Manaus, ao lado de Ivo Monteverde, e segurava os ensaios do Boi em Manaus. Exímio percussionista, confecciona uma boa parte dos instrumentos de percussão da Batucada do Garantido e tem uma memória seletiva para história do boi e toada antológicos; IV) — Black Marialvo – Parintinense, cantor, multi-instrumentista, na década de 80, já cantava nos ensaios do boi Garantido e na banda Garantido. Black, fez parte do grupo de músicos, que percebeu a necessidades de ensaios técnicos, da batucada e marujada como preparação para o espetáculo de arena.
Do lado do Caprichoso: I) — Rei Azevedo, parintinense, cantor multi-instrumentista. Filho do Mariozinho Azevedo, responsável pela confecção dos instrumentos que seriam usados na arena, pela Marujada de Guerra, tradição continua com a família Azevedo; II) — Edson Azevedo  Parintinense, multi-instrumentista, professor de música na  Escolinha do Caprichoso, é um exímio afinador de instrumentos; III) – Alceo Anselmo – compositor, musico, um de seus legados, foi ter introduzindo o uso  do teclado na arena, na década de 90; IV) Moises colares – Multi-instrumentista, compositor, professor de charango, veio para  substituir músico   Silvio camaleão no grupo.
Todos os músicos são considerados como parte integrante da turma da trincheira da batucada e marujada.
Por isso, continuar seguindo as orientações de prevenção, sair, somente o necessário, nos certifica, para muito em breve, aplaudirmos de pé, in loco, o ‘show’ musical do Grupo Toada de Roda.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais