Em agosto, produção industrial no AM tem crescimento de 4,9%, aponta IBGE

Reprodução: Internet
Compartilhe

Manaus – A produção industrial do Amazonas em agosto já superou as produções de fevereiro, na pré-pandemia. Pesquisas mensais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas nesta quinta-feira (8), apontam registros em comparação com o mês de julho, a indústria amazonense cresceu 4,9%, índice superior em comparação com a média nacional (3,2%).

Comparando com a produção industrial de julho de 2020 com o mesmo mês anterior, foi observado um resultado positivo de 0,7%. Já no acumulado do ano, período de janeiro a agosto de 2020, ainda há uma forte retração (-13,7%) se comparado ao mesmo período de 2019. Os resultados ainda refletem no impacto dos efeitos da pandemia sobre a produção industrial em 2020, se for comparado ao ano passado.

 

O resultado da indústria local, de 4,9% em agosto, em relação ao mês anterior, colocou o amazonas na 5ª posição entre as outras Unidades da Federação. As cidades que tiveram um desempenho inferior, foi em Pernambuco, com -3,9%, Espírito Santo com -2,7%, e Minas Gerais com -0,4%. As cidades com as melhores produções foram Pará com 9,8%, Santa Catarina com 6,0% e Ceará com 5,7%.

Conforme o IBGE, em agosto, as indústrias extrativas do Amazonas tiveram um resultado de -12,8% em relação a agosto de 2019, e as de transformação, um resultado de 1,4%. Algumas áreas e atividades da indústria local tiveram um bom desempenho em Agosto de 2020 e que contribuíram com a indústria no amazonas.

Por exemplo, como a Indústria da Transformação (1,4%), Fabricação de bebidas (1,7%), Impressão e Reprodução de gravações (35,7%) (DVDs e Discos), Fabricação de produtos de borracha (40,4%), Fabricação de produtos de metal (3%)(lâminas, aparelhos de barbear e estruturas de ferro), Fabricação de equipamentos de informática e eletrônicos (12,7%) (celular, computador e máquinas digitais), Fabricação de máquinas, equipamentos e materiais elétricos (10%) (conversores, alarmes, condutores e baterias).


Como anda a Indústria Nacional?

O setor da indústria nacional teve alta em 12 dos 15 locais analisados na passagem de julho para agosto, como foram apontados pelo IBGE. A produção industrial nacional cresceu 3,2% em agosto, quarta alta seguida. Este resultado, conforme Bernardo Almeida, está ligado à reabertura e à flexibilização do isolamento social. “A pesquisa reflete, em grande medida, a ampliação do movimento de retorno à produção de unidades produtivas, após paralisações e interrupções por conta da pandemia”, realçou o gerente de pesquisa.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!