Jornalistas e redações que usam a Lei de Acesso à Informação (LAI) podem participar do edital criado em conjunto pela Abraji e a Transparência Brasil.
Por meio do projeto Achados e Perdidos, o edital pretende compartilhar as solicitações de acesso a LAI feitas pelos jornalistas, a fim de facilitar o acesso a informações pelos profissionais e evitar solicitações repetidas.
Quem compartilhar os dados receberá um ano de associação gratuita à Abraji e consultorias pontuais sobre acesso à informação com a Transparência Brasil.
A nova campanha tem como objetivo ampliar essa base de dados com pedidos de LAI que, muitas vezes, dão rumo à apuração jornalística. O edital propõe a jornalistas e veículos que compartilhem suas solicitações de acesso à informação, por meio de quatro entregas durante o período de um ano. Em troca, o projeto oferecerá um ano de associação gratuita à Abraji e consultorias pontuais com a Transparência Brasil sobre acesso à informação.
“Devem ser estimuladas todas as estratégias que puderem ser usadas para ajudar a criar a cultura da transparência e para incentivar os profissionais a recorrerem sistematicamente às solicitações via Lei de Acesso, como método de apuração. Fizemos uma pesquisa sobre o uso de LAI em redações e os números revelam que metade dos jornalistas nunca usou esse recurso”, comenta Katia Brembatti, presidente da Abraji.
Para se candidatar, os(as) jornalistas devem ler o edital e preencher o formulário de inscrição disponível no documento. Podem se inscrever repórteres que acionam LAI para reportagens em todos os veículos no país e aqueles que participaram do curso “LAI nas Redações”. No caso de candidaturas coletivas, podem participar redações de grandes veículos de comunicação ou veículos independentes. Clique aqui para acessar o edital.
As informações podem ser submetidas até o dia 31 de janeiro de 2023.