A Associação Folclórica Cultural Boi Bumbá Corre Campo completa seus 80 anos no dia 1º de abril. E para comemorar no pós-pandemia, a agremiação elabora um calendário para rodar diversos bairros em Manaus.
A elaboração do selo aconteceu sob o mapa do Brasil, que é o símbolo do Boi Bumbá Corre Campo, e marca a trajetória cultural percorrida desde a sua fundação em 1942, por jovens negros do bairro Cachoeirinha.
Segundo o presidente da agremiação, Alvacir Siqueira, essa comemoração será especial, por conta do processo de retomada de grandes eventos:
“Poder celebrar essa grande data, juntamente com o nosso público e a comunidade será muito gratificante para nós. Estamos felizes em celebrar os 80 anos de uma agremiação que cresceu e ganhou respeito, não só do público, mas também dos gestores oficiais de cultura”, disse o presidente.
Programação
As atividades de celebração já iniciaram no último final de semana e circulam até o final do mês.
Os nomes de artistas que vão defender itens oficiais do bumbá na disputa do Festival Folclórico do Amazonas em 2022 estão inseridos na programação celebrativa, e devem ser anunciados até o dia da festa de aniversário.
Nos itens femininos, as mudanças são para os Cunhã-Poranga e Porta Estandarte. E na ala masculina, ficam para o Apresentador e o Amo do Boi.
Após a apresentação dos itens, o tema será apresentado dentro da programação do curral, que este ano será realizada com 12 ensaios, até o dia da apresentação oficial no “Festão do Povo”. A programação ainda terá a terceira edição do ‘Arraial do Corre Campo’, e encerra com a Feijoada Gigante do Sagrado.