O jornalista Ricardo Lessa vai lançar, na próxima segunda-feira (29/08), o livro Como girei a roda, que fala sobre os bastidores do Roda Viva quando foi âncora do programa da TV Cultura.
O lançamento será na Livraria da Vila (rua Fradique Coutinho 915, Vila Madalena), das 19h em diante.Com histórias reais, é uma rara abordagem sobre o funcionamento de uma TV pública no País, que expõe os conflitos entre a prática do bom jornalismo (que demanda liberdade, independência e pluralismo) e os interesses de grupos políticos internos.
“Este livro vem a público bem na hora de mudar velhos hábitos. Quando as emissoras públicas passarem a trabalhar para o direito à informação da sociedade, e não mais para as conveniências de imagem das autoridades, teremos uma pequena e benfazeja revolução”, diz Eugênio Bucci no prefácio do livro. A orelha é de Maria Cristina Fernandes, do Valor Econômico.
Lessa começou como estagiário no Jornal do Brasil e colaborou com O Pasquim. Trabalhou na revista IstoÉ e, em televisão, em Manchete, Globo e GloboNews. Em Washington, apresentou a Voz da América. Passou ainda por Relatório Reservado, Correio Braziliense, Gazeta Mercantil, portal Terra e Câmara Americana, em São Paulo.
Por cerca de um ano, ancorou o Roda Viva da TV Cultura.