Estudantes da Escola Estadual João Bosco Ramos de Lima, na zona Norte de Manaus, produziram o primeiro volume de uma série de cartilhas com conceitos relacionados à Astronomia e Cosmologia, través de uma linguagem acessível e de fácil compreensão.
O grupo formado por estudantes do ensino médio realizou pesquisas sobre os temas, seminários, exposições de banners para a comunidade escolar, além de criar um perfil nas redes sociais do “Geda”, administrado pelos alunos, com informações, fotos e vídeos sobre os assuntos.
Segundo o coordenador do projeto, Wyber Gester, a ideia é que o Geda se torne um grupo permanente na escola. Ele explica que com o trabalho foi possível desenvolver o interesse dos estudantes e da comunidade escolar pela Astronomia e Ciência em geral.
“Na medida em que os próprios alunos realizavam sua busca por conteúdos na internet e em livros disponibilizados, se tornavam agentes de sua própria aprendizagem, fazendo com que o conteúdo fosse internalizado de forma significativa”, celebra o professor da disciplina da Física.
A atividade faz parte do projeto “Geda-Grupo de Estudo e Divulgação Astronômica”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE).