Em meio a aumento no número de casos, PC-AM orienta sobre o crime de exposição íntima indevida na internet

Denúncias podem ser feitas na Delegacia Virtual (Devir) - Foto: Mayara Viana/ PCAM
Compartilhe

As redes sociais fazem parte do cotidiano da população brasileira, seja com intenções mais formais ou informais. No meio disso, existem também as exposições íntimas indevidas.

O delegado da Polícia Civil do Amazonas, Reinaldo Figueira, e titular da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos (Dercc), orienta sobre a exposição íntima virtual e a importância de se registrar Boletim de Ocorrência (BO) para apuração desse crime.

O delegado informa que o crime se caracteriza quando ocorre exposição de alguém sem consentimento, com intuito de constranger e divulgar imagens íntimas de uma pessoa.

“As exposições sexuais podem envolver adultos, crianças, adolescentes e até pessoas que tem alguma deficiência, que são expostas de forma indevida, causando danos psicológicos e morais às vítimas”, relatou o delegado, reforçando que as imagens podem ser utilizadas para chantagem e orienta cautela no compartilhamento.

Denúncias

Figueira ressaltou, ainda, a importância de se realizar as denúncias, a fim de agilizar as diligências em torno do caso e a identificação dos autores.

“Qualquer pessoa que tenha sua imagem exposta nas redes sociais deve procurar a polícia e registrar a ocorrência. Somente dessa forma conseguiremos combater esse crime na sociedade”, concluiu o delegado.

O delegado Reinaldo explica que, caso o crime seja de autoria desconhecida, a ocorrência pode ser registrada na Dercc, na avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro.

Se o delito for cometido contra crianças e adolescentes com autoria conhecida, o noticiante deve procurar a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), na avenida Via Láctea, conjunto Morada do Sol.

As denúncias também podem ser registradas pelo site da Delegacia Virtual (Devir).

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais