Manaus, 28 de julho de 2021
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Em momento tenso das relações, presidentes dos Estados Unidos e Rússia se reúnem em Genebra

Biden e Putin encontram-se pela primeira vez depois da eleição do americano Foto: reprodução
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, terão nesta quarta-feira (16/06) em Genebra, na Suíça, o primeiro encontro cara a cara desde que o norte-americano assumiu o cargo em janeiro deste ano.

A conferência acontece durante o “ponto mais baixo dos últimos anos” da relação entre os dois países, conforme descreveu Putin e concordou Biden em entrevistas recentes. Na mesa, devem estar temas espinhosos, como as sanções aplicadas pelos EUA aos russos em abril, acusações de interferência eleitoral e de crimes cibernéticos, a soberania da Ucrânia e a prisão do opositor russo Alexei Navalny, detido sob a acusação de “extremismo”.

Em abril, o embaixador norte-americano na Rússia, John Sullivan, deixou Moscou após o Kremlin sugerir que ele voltasse ao país dele para consultas. Antes, o embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, foi chamado de volta de Washington após Biden chamar Putin de “assassino”. Não ter um embaixador em nenhum dos países tornou a condução da diplomacia entre as nações ainda mais difícil.

O secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, e o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, concordam que a cúpula de hoje é essencial para evitar que as relações continuem a se deteriorar. “Este é um começo para testar se a Rússia está interessada em um relacionamento mais estável e previsível e para encontrar áreas para trabalharmos juntos. Não vamos obter a resposta em uma reunião. Teremos que ver o que virá dessa reunião”, afirmou Blinken .

“A razão principal para que (Putin) vá é o mau estado entre as relações dos dois países. E um nível crítico desta relação exige uma conferência entre nossos respectivos países, porque é a única maneira de evitar uma maior degradação do nosso diálogo”, disse Peskov.

A conversa entre os dois líderes não será fácil. No começo de junho, Biden disse que defenderia a “soberania e a integridade territorial da Ucrânia”, enquanto tropas russas se movimentavam para a fronteira leste, onde soldados ucranianos estão em conflito com separatistas apoiados por Moscou.  Outro ponto é sobre o  crítico do Kremlin, Alexei Navalny, que foi preso no início deste ano por supostamente violar os termos da liberdade condicional de um processo de 2014. Os Estados Unidos defendem a liberdade de Navalny.

Em entrevista coletiva no inicio desta semana, Biden disse que  “se ele (Putin)  escolher não colaborar e agir da maneira que agiu no passado em relação à cibersegurança e outras atividades, vamos responder e responderemos à altura”.

O encontro  de Biden e Putin marca o fim da primeira viagem internacional do novo presidente dos Estados Unidos, que começou com a conferência do G7, no Reino Unido, na última sexta-feira (11/06), e com a cúpula da Otan, na Bélgica, na segunda (14/06).

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!