Em parceria, UEA e Inpe desenvolvem tecnologia para prever secas e enchentes no Rio Madeira

Foto: Érico Xavier/ Decon Fapeam
Compartilhe

As ações humanas insustentáveis, como desmatamento e emissão de gás carbono, podem afetar significativamente os ciclos naturais dos ecossistemas.

E na Bacia Amazônica, o Rio Madeira tem sofrido com mudanças e variações extremas no clima e na hidrologia. Sabendo disso, pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) desenvolvem um sistema para prever os fenômenos e reduzir os impactos.

Além do equilíbrio ambiental, os eventos afetam a economia, a agricultura, a navegação fluvial, a geração de energia e as vidas dos povos, explica o coordenador do projeto, Francis Corrêa.

O coordenador do projeto exemplicou suas preocupações com a cheia de 2014
Foto: Érico Xavier/ Decon Fapeam

Etapas

O projeto está sendo desenvolvido com foco na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Madeira, área que abrange os municípios de Borba, Manicoré e Novo Aripuanã, e abriga 45 comunidades com cerca de 1.200 famílias.

A pesquisa é dividida em duas etapas, e a primeira foca em observação e monitoramento de dados de temperatura, umidade, vento, pressão, precipitação e radiação.

“A escolha da região da RDS deve-se à grande vulnerabilidade dos povos e comunidades que habitam aquela região aos eventos hidroclimáticos. O monitoramento do clima de longo período mostra o aumento da ocorrência de eventos extremos hidroclimáticos naquela região”, diz Francis

A segunda trata da instalação e configuração de modelos climáticos e hidrológicos para monitoramento dos órgãos públicos.

“Uma vez que o sistema torne-se operacional, poderá auxiliá-los no planejamento de ações para redução e mitigação dos efeitos das secas e enchentes”, conclui o pesquisador.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais