Em uma iniciativa que reforça seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade dos cidadãos, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) marcou presença neste sábado (30/09) em uma ação social na Associação Mãos Unidas pelo Autismo (MUPA), que permitiu o acesso para a emissão de credencial de estacionamento de idosos e pessoas com deficiências, além do agendamento para a confecção do passe livre nos ônibus do transporte urbano. A atividade aconteceu no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul da cidade.
“Nessa ação de hoje, com a participação da Prefeitura de Manaus, 90% é emissão de credencial para autistas. O IMMU está levando isso à comunidade. As pessoas aqui próximas são chamadas, são convidadas, é aquela pessoa que tem algum transtorno, não só do autista, mas com qualquer deficiência, pode tirar a credencial aqui conosco”, destacou Jean Sobreira, gerente de atendimento especial do IMMU.
O credenciamento para estacionamento voltados para pessoas com necessidades especiais e idosos, realizados pelo Setor de Atendimento Especial (SAE) do IMMU, promove a acessibilidade e também garante que aqueles que precisam de estacionamento prioritário tenham seus direitos assegurados.
“Para mim é tudo uma novidade. Ele foi diagnosticado pouco tempo com o autismo, e a gente está em busca de dar inclusão, e aqui a gente viu uma porta onde a acessibilidade é melhor para gente. Isso aqui, para mim, está sendo uma vitória por causa da inclusão e acessibilidade”, disse Priscila Campos, mãe de um filho autista.
O setor de transporte do IMMU intensificou seus esforços no serviço de agendamento, para facilitar o acesso das pessoas à carteirinha do passe-livre, uma ferramenta crucial para estudantes, Pessoas com Deficiência (PCDs) e idosos. Este cartão garante a esses grupos o direito de se locomover pela cidade, reforçando a missão da prefeitura em tornar Manaus uma cidade mais inclusiva.
“Nós fazemos atendimento com terapia para as crianças, psicólogo, fonoaudiólogo e hoje, com a colaboração da Prefeitura de Manaus, nós estamos tendo a oportunidade de emitir esses documentos que são muito importantes para nós, pais, que muitas das vezes não temos tempo nem oportunidade de resolver”, disse Patrícia Macedo, diretora financeira do Mupa.