A preocupação ambiental deixou de ser um tema alheio à preocupação dos consumidores e assumiu uma parcela importante nas decisões de compra. Em 2010, o odontologista Avelino Veit, criou a primeira escova de dente biodegradável do mercado brasileiro. O protótipo foi apresentado durante a Rio+ 20, Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2012. A ideia era trazer um primeiro esboço ao mercado de que produtos sustentáveis seriam tendência num futuro próximo – e as indústrias deveriam começar a olhar para esse mercado.
“Há dez anos, falar de itens renováveis não era tão popular. Buscar plásticos biodegradáveis e papéis reciclados, por exemplo, parecia coisa de outro mundo”, diz. Com a redução de custos dos materiais e a mobilização do mercado por produtos mais conscientes, o surgimento da Veit Smile, nova marca de produtos sustentáveis para higiene bucal criada pelo empreendedor, ficou muito mais simples.
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Em 2020, ela chega oficialmente ao mercado, liderada pela Bio VeitSmile, uma escova de embalagem 100% reciclável e feita em matéria-prima renovável. Segundo Veit, a linha agora tem mais autonomia e foco no impacto mínimo ao ambiente. “Agora é possível dizer que não apenas pensamos em sustentabilidade, mas somos de fato renováveis”, diz.
Veit conta que a preocupação ambiental também permeia o dia a dia da clínica onde atende seus pacientes. Por meio do projeto social Dentista Azul, Veite incentiva dentistas a se preocuparem com a sustentabilidade e o futuro do meio ambiente, promovendo a coleta seletiva, a economia de água e eficiência energética. “Com o azul, queremos mostrar que não olhamos apenas para o verde, ou seja, o lado ambiental da coisa”, diz.
Na frente social, a marca apoia diferentes instituições de caridade e projetos como o do Natal Azul, também criado pelo empreendedor e que atende cerca de 2.000 crianças de comunidades carentes da cidade do Rio de Janeiro. Para popularizar o acesso à “escova orgânica”, Veit criou a campanha “compre uma, doe uma”, que irá distribuir, a cada escova vendida, uma nova para as crianças do Natal Azul e também da ONG Aldeia Nissi.
Fonte: Revista Exame