Pequenos negócios fabricantes de chocolate aumentam durante a pandemia de Coronavirús, segundo levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). De acordo com a instituição, em 2021 ouve um aumento de 57% em relação ao ano de 2019 na abertura de novos negócios, os dados são da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
Este ano o cenário é favorável no mês de abril, data que é comemorada a páscoa, nos anos anteriores o faturamento em 2020 foi de 42% maior que 2019, a pesquisa também indica que o número de empresas abertas no setor foi maior que o encerramento de negócios, por três anos consecutivos.
Em 2021 foram registradas 2.397 aberturas e 883 fechamento, a maior parte dos empreendimentos (2.319) foram abertos por microempreendedores individuais (MEIs), o restante são microempresas (72) e empresas de pequeno porte (6).
O Sebrae explica o aumento na área, devido a matéria prima ser acessível e o campo não precisar de formação profissional prévia.