Empresários da Avenida Itaúba na Zona Leste de Manaus iniciam criação de associação de bares, restaurantes e similares

Cerca de 20 empresários do Jorge Teixeira estiveram reunidos para criar Associação Foto: Natasha Cintra
Compartilhe

Empresários da Avenida Itaúba, no Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus, estão criando uma Associação dos Bares, Restaurantes, Lanchonetes e Similares da Avenida Itaúba (Abrelsai). A decisão saiu de uma reunião com cerca de 20 empresários e microempresários, além de advogados, fiscais da vigilância sanitária e assistente social.

A ideia é valorizar a Zona Leste de Manaus. Segundo Geovane Souza, empresário que atua há quatro anos na Zona Leste com dois estabelecimentos (Restaurante Top Refeições e Mercadinho Top),a motivação para a associação surgiu durante a pandemia da Covid-19, momento em que eles passaram por dificuldades por conta do lockdown.

“A Polícia Militar chegava com truculência, quebrando lâmpadas, quebrando cadeiras e expulsando clientes dos estabelecimentos. E eu via nos jornais a Abrasel se reunindo com o governador buscando soluções para amenizar o lockdown. E com isso nasceu um desejo em mim de criar uma associação para que no futuro possamos conseguir a construção de uma praça de alimentação, além disso, caso aconteça novamente um problema de saúde pública, que a gente tenha representatividade e alguém que brigue por nosso direitos”, disse Geovane.

O empresário salientou o preconceito que a área sofre por conta da criminalidade e ressaltou que a associação também tem o objetivo de tirar essa visão sobre a Zona Leste.

“Somos criminalizados no ponto de vista de várias pessoas. Para muitos, a Zona Leste é uma área perigosa, que só tem morte, mas quem convive sabe que isso é totalmente diferente, pois criminalidade tem em todas as zonas”, disse Geovane, acrescentando que a associação tem o objetivo de mostrar uma nova Zona Leste.

Movimenta a economia

Uma das áreas mais populosas da cidade, a Zona Leste tem uma grande área de comércio, que gera empregos e movimenta a economia da capital. Só na avenida Itaúba, segundo os empresários da Associação são mais 350 colaboradores e cerca de R$ 10 milhões em renda. “Imagina quanto isso gera de imposto e emprego, pois ninguém ganha dinheiro e guarda, nós movimentamos o mercado. Queremos mostrar através da nossa associação uma nova Zona Leste. Queremos ser vistos como empresários e microempreendedores”, frisou Geovanne Souza.

Um dos projetos da associação é colocar os bares e lanchonetes somente de um lado da avenida. Com isso, organizar o local para atrair o público de outras zonas da cidade.  Além disso, os empresários também estão com um projeto para ajudar a diminuir a violência, em parceria com o Governo e Prefeitura.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais