Encontro em Manaus aponta políticas urbanas e ambientais

O Encontro Nacional de CPUAs deu início à intensa programação promovida pelo CAU Brasil na capital do Amazonas. Foto: Divulgação
Compartilhe

No Encontro Nacional de Comissões de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUAs), diversos Arquitetos e urbanistas do CAU/UF e CAU Brasil estiveram reunidos em Manaus, para apontar iniciativas que oferecem soluções para questões urbanas locais.

O Encontro Nacional de CPUAs deu início à intensa programação promovida pelo CAU Brasil na capital do Amazonas, que se encerra nesta sexta-feira (10/02).

A presidente do CAU/BR, Nadia Somekh, abriu a reunião apontando o desafio da missão dos conselheiros e conselheiras nesta semana, que terá como ápice a realização do seminário Projeto Amazônia 2040 – Arquitetura e Urbanismo para um futuro sustentável, nesta quarta (08/02).

“O mundo está de olho no Brasil. Diante do cenário das mudanças climáticas, estamos no foco dos investimentos internacionais para descarbonização e é nossa responsabilidade como planejadores de cidades apontar caminhos para o desenvolvimento sustentável na Amazônia”, afirmou a Presidente.

Quem também participou do evento foi a Arquiteta e Urbanista Melissa Toledo, que deu ênfase no trabalho de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) realizado recentemente pela comissão.

Para a arquiteta esses encontros nacionais promovidos pelo conselho de Arquitetura Nacional principalmente no âmbito de habitação social é de grande importância para o urbanismo nacional e local.

“Nas devidas proporções o Brasil vive sim um problema habitacional como um todo e isto foi exposto nessa primeira reunião que aconteceu ontem. Geograficamente falando através da cartografia, de imagens e debates, vimos a dimensão desse problema. Mas também foi notado que em regiões como Norte e Nordeste essa problematização habitacional é de um porte maior”, afirmou Melissa.

O fato de ter uma entidade profissional atenta e perceptiva a essas problematizações e situações, discutindo tecnicamente e tendo uma comissão voltando à atenção a isso é muito salutar.

“Isso chama a atenção dos profissionais que estão trabalhando no poder privado, público ou até autônomos e que tem um fortalecimento profissional de atuação nessa área”, completou a arquiteta.

Para Melissa é de suma importância trabalhar essa questão educacional e preparar o arquiteto e urbanista em formação para pratica profissional com um olhar social.

“Nós urbanistas somos agentes profissionais de cunho social e o urbanismo é para pessoas e temos que ter a humildade e percepção dessas problematizações. Nós estamos no foco da habitação, mas existem problemas além como infraestrutura, subsistemas, ausência de áreas verdes, dentre outros,” disse Melissa.

A arquiteta reflete ainda sobre possíveis propostas para serem trabalhadas com acadêmicos, sobre ATHIS. Conversas com representantes do poder público atuante na habitação e ter ainda uma cooperação técnica com a prefeitura de Manaus, entre outras ideias que foram aproveitadas na reunião e que serão ainda filtradas no decorrer da programação que se encerra sexta-feira.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais