Encontro literário em Manaus discute o Dia do Quadrinho Nacional

Foto: Divulgação
Compartilhe

Após a primeira edição realizada em novembro de 2019, o Coletivo Visagem de Escritores de Fantasia e Ficção Científica prepara o 2º Encontro de Literatura Fantástica do Amazonas (Elfa), com o tema ‘Quadrinho tupiniquim, quem é você?’. O evento será realizado no próximo dia 25 (sábado), das 15h às 17h30, na Biblioteca Pública do Amazonas (Rua Barroso, 57, Centro).
Mediado pelo artista e escritor Luiz Andrade, o 2º Elfa contará com a participação da roteirista e ilustradora Carol Peace que, como Andrade, também integra o Coletivo Visagem; da quadrinista Sarah Vox, membro do Má Tinta, grupo local de mulheres que desenvolvem histórias em quadrinhos; e de Thiago Henrik, editor do site Mapingua Nerd.
Segundo os membros do Coletivo Visagem, a ideia do Elfa é realizar uma discussão entre leitores, ilustradores, roteiristas e demais interessados tanto em quadrinhos quanto em literatura fantástica sobre o que a produção local representa, sua significância num cenário global e sobre o tipo de material que é produzido, em um ambiente que permite aos participantes conhecer e prestigiar artistas locais.
Realizado em parceria com a Biblioteca Pública do Amazonas, o 2º Elfa oferece ainda uma exposição sobre a história do quadrinho nacional, desde seus princípios até as produções mais recentes, além de sorteios de prêmios exclusivos disponibilizados pelo Coletivo Visagem.
Dia do Quadrinho Nacional
Em 1984, a Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo realizou uma pesquisa na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, e verificou que o Brasil era pioneiro na publicação dessa linguagem.
Foi descoberto que Ângelo Agostini, um italiano radicado no Brasil, chegou a publicar o que é considerado o primeiro quadrinho brasileiro: ‘As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte’.
Depois dessa descoberta, a AQC-SP levou toda a documentação das pesquisas aos órgãos responsáveis para conseguir que o dia 30 de janeiro entrasse no calendário oficial do Brasil como o Dia do Quadrinho Nacional.
Coletivo Visagem
A proposta do Visagem compreende a articulação de ações e iniciativas de alguns dos escritores de fantasia e ficção científica de Manaus, com o objetivo de potencializar o alcance das mesmas por meio dos Encontros de Literatura Fantástica.
Atualmente, o coletivo é formado por escritores de diversas vertentes do gênero, incluindo Jan Santos (autor de ‘O dia em que enterrei Miguel Arcanjo e outros contos de fadas’), Tammy Rosas (produtora cultural), Carol Peace (‘A Ponte’), Dante Saboia (‘2084: Mundos cyberpunks’), Luiz Andrade (‘Trovão’), Rafael Rodrigues (‘Cat Spirit’), Jefter Haad (‘Daemonun Sigillum’), Alessandra Karla Leite (‘O leão e a libélula’), Leila Plácido (‘Quase o fim’) e Lucas Barbosa (‘Amaimon’).

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais