O podcast do “Projeto Querino”, que conta a história brasileira a partir de uma perspectiva afrocentrada, terá um episódio extra que vai ao ar nesta terça-feira (8/11). No novo episódio, o criador e apresentador do podcast, Tiago Rogero, entrevista a jornalista americana Nikole Hannah-Jones, criadora e apresentadora do projeto que inspirou o Querino: o “1619 Project”, do New York Times.
Lançado em 2019, o “1619” rendeu a Nikole o Pulitzer de 2020, foi adaptado em livros e, em breve, será transformado numa série de TV.
Na conversa, Hannah-Jones contou sobre as reações positivas e negativas, nos EUA, ao “1619” — alvo constante de ataques de conservadores, entre eles o ex-presidente Donald Trump.
“Há setores da nossa sociedade — pessoas que foram desde sempre os ‘guardiões’ da memória nacional — que são apegados à nossa hierarquia racial e querem ser os únicos a controlar a narrativa. Essas pessoas acham o projeto muito perigoso, e para mim isso é a prova de que o projeto foi bem-sucedido. Se os que estão no poder, que justificam seu poder mentindo sobre a nossa História; se eles acham o ‘1619’ perigoso, eu acho isso bom”, disse Hannah-Jones no podcast.
O episódio extra será publicado em duas versões nas plataformas: uma com o áudio original da entrevista em inglês e uma dublada em português. Uma versão em vídeo do episódio (com áudio original e legendas em português) também estará no site do projeto Querino e no canal da Rádio Novelo no YouTube.