Equipes são capacitadas para aprimorar investigação de casos de tuberculose

Equipes são capacitadas para aprimorar investigação de casos de tuberculose
Foto: Divulgação / Semsa
Compartilhe

Médicos, enfermeiros e farmacêuticos que trabalham na zona rural de Manaus participaram da oficina “Investigação de tuberculose latente e ativa na população: manejo clínico”. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a capacitação foi realizada em parceria com o Ministério da Saúde.

O chefe do Núcleo de Controle de Tuberculose da Semsa, Daniel Sacramento, explicou que a oficina foi dividida em duas partes, sendo uma com foco na Tuberculose Latente (avaliação de contatos, diagnóstico e tratamento), que ocorre quando uma pessoa foi infectada, mas ainda não desenvolveu a doença, e a segunda parte abordando a tuberculose ativa, diagnóstico, tratamento, reações adversas aos medicamentos e fluxos de atendimento.

Daniel explica que existe uma diferença na abordagem ao paciente e investigação de casos suspeitos. Na Tuberculose Ativa, o paciente já pode apresentar os sintomas ou estar em tratamento, então a conduta segue com a oferta do teste de escarro para o diagnóstico, acompanhamento e o tratamento por seis meses.

“No caso de suspeita da Tuberculose Latente, é feita a abordagem ao paciente que teve contato com uma pessoa que já tem a tuberculose ativa. O paciente pode ter sido infectado a partir desse contato e por isso é necessário fazer os exames, diagnosticar a tuberculose latente e iniciar o tratamento adequado, evitando o adoecimento e mortalidade por tuberculose.

A oficina para o Disa Rural atendeu 30 profissionais atuando em comunidades localizadas na área fluvial e terrestre (AM – 010 e BR – 174).

Casos

No ano passado, 1.207 pessoas realizaram o tratamento para Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) no município de Manaus. Em relação aos casos de tuberculose, Manaus registrou 672 casos novos este ano e 2.653 casos no ano passado.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais