Erro no Enem pode ter sido ‘falha nossa’ ou ‘sabotagem’, diz Bolsonaro

Compartilhe

De volta ao Brasil após viagem oficial à Índia, o presidente Jair Bolsonaro comentou nesta terça-feira, 28, os problemas na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e disse que vai consultar o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para averiguar se houve “falha nossa” ou “sabotagem”.
“Está complicado. Tenho que conversar com ele (ministro da Educação, Abraham Weintraub) para ver o que está acontecendo. Se realmente foi uma falha nossa, se tem alguma falha humana, sabotagem, seja lá o que for”, disse, na chegada ao Palácio da Alvorada. O presidente não apresentou evidências que poderiam embasar a hipótese de sabotagem. “Temos que chegar no final da linha e apurar isso daí. Não pode acontecer isso”, acrescentou ele.
Na semana passada, Weintraub estimou que até 6 mil candidatos, ou cerca de 0,1% dos inscritos, foram afetados por um erro na gráfica contratada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). De acordo com a pasta, uma falha na impressora provocou o descasamento de alguns cartões de resposta com os respectivos tipos de provas que os documentos deveriam corresponder.
Segundo o Ministério da Educação, a falha já foi solucionada, e todas as provas foram corrigidas corretamente. Mesmo assim, a Justiça ordenou a suspensão da divulgação do resultado do Sisu, o sistema para concorrer a vagas em universidades públicas que considera as notas do Enem. O problema também atrasou a abertura de inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni).
Segundo Bolsonaro, todas as possibilidades que ajudem a esclarecer o caso “estão na mesa”. O presidente afirmou que assumirá a culpa se a responsabilidade for do governo. “Eu quero realmente é apurar e chegar no final da linha para falar com propriedade. Se for nossa (a responsabilidade), assume. Se for de outros, mostra com provas o que houve”, afirmou.
Fonte: Veja
Foto: Alvorada Antônio Cruz/Agência Brasil

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais