A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), como parte da programação do Mês do Empreendedor, levará a cultura empreendedora para escolas da rede municipal de ensino de diversas zonas geográficas da cidade no período de 20 a 22/10.
O objetivo das ações, que vão contemplar estudantes do 5º ao 9º ano, é despertar a criatividade, o espírito inovador, tecnológico e empreendedor, e incentivar a educação econômica e transversal nas escolas, mediante workshops e aulas práticas em programação, impressão 3D e teste vocacional visando escolhas mais conscientes e assertivas.
A chefe da Divisão de Empreendedorismo da Semtepi, Nicolle Loureiro, frisou a importância do pioneirismo da secretaria em levar a cultura empreendedora para dentro desses espaços. “Contribuir com a formação de pessoas capazes de encontrar soluções para os problemas sociais é uma das prioridades do empreendedorismo na escola. O desenvolvimento de habilidades empreendedoras tornará os alunos mais aptos a analisar problemas complexos, propor soluções inovadoras e crescer profissionalmente”, pontua.
Para as atividades serem desenvolvidas, a secretaria firmou parceria com o Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), uma empresa responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo.
Além do Cebrac, o órgão também conta com a parceria da Fab Lab, um laboratório de fabricação digital e prototipagem, com o objetivo de apoiar a criatividade e o desenvolvimento de novos projetos colaborativos por meio do acesso a equipamentos e conhecimento.
‘Café com Metas’
O início do projeto se deu com a realização do “Café com Metas”, que ocorreu no Casarão da Inovação Cassina, Centro, no dia 8 deste mês, e reuniu 32 professores da rede municipal de ensino, com o intuito de fomentar o desenvolvimento da cultura empreendedora nas escolas e identificar oportunidades de ação didática para uma aprendizagem empreendedora.
Na ocasião, os professores tiveram palestras sobre desenvolvimento da mentalidade empreendedora, ministrada pela sócia da empresa “Pequenos Negócios Treinamentos e Consultoria Ltda”, Ana Paula Campos; autoestima positiva no ambiente escolar, com a consultora de imagem e estilo pessoal, e especialista em coloração pessoal pela Dresscode, Ana Paula Patrocínio, da Anas Consultoria de Imagem; e, por fim, puderam aprender sobre aprendizagem criativa e inovação, com a chefe da Divisão de Empreendedorismo da Semtepi e colunista do Programa Balcão de Empregos da rádio Câmara, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Nicolle Loureiro.