Nesta terça-feira (13/09), a Secretária Municipal de Educação (Semed) recebeu 3.010 materiais de higiene do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
A ação faz parte do programa “Wash: retorno seguro às aulas”, desenvolvido pela organização Visão Mundial, lançado em agosto de 2021 e que beneficia unidades de ensino localizadas em áreas de vulnerabilidade social com material higiênico e educativo.
Dez unidades de ensino serão beneficiadas com os itens. A cerimônia de entrega dos produtos e inauguração da estação aconteceu no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Professor Dr. Jose Aldemir de Oliveira, localizado no ramal do Brasileirinho, Distrito Industrial 2, zona Leste.
O kit entregue nas escolas contém papel toalha, sabonete líquido, absorventes higiênicos e formulários educativos sobre a saúde menstrual da mulher, Covid-19, uso de máscara e um livreto de 16 páginas sobre a volta às aulas. Além dos produtos, foram inauguradas estações de lavagem das mãos.
De acordo com a gestora da unidade, Sandra Freitas, todo o material de higiene estará disponível para os alunos e os absorventes serão colocados nos banheiros femininos dentro de uma caixa e que a ideia surgiu de uma aluna.
Para o especialista em água, saneamento e higiene da Unicef, Paulo Diógenes, o grande objetivo do projeto é proteger as escolas de Manaus contra doenças e infecções causadas pela falta de acesso à higiene.
“A Unicef entende que a higiene pessoal é um combate contra várias doenças, por isso implementamos estações de lavagem de mãos em dez escolas, cada uma com duas pias, além disso temos um olhar especial para a dignidade menstrual das meninas, por isso estamos doando absorventes, sabonetes e informativos para que elas saibam se cuidar”, informou Paulo.
As estações de lavagem de mãos foram desenvolvidas pela organização Visão Mundial, que atua em defesa dos direitos de crianças e adolescentes e pela proteção de populações vulneráveis em todo o mundo.