Espécies novas de insetos descritas em 2020 são tema de live do Inpa na programação do Mês do Meio Ambiente

O Anuário fornece uma lista de todas as novas espécies brasileiras de insetos descritas em 2020, além de trazer informações sobre autores e instituições. Foto: Reprodução
Compartilhe

Quantas espécies brasileiras de Hexapoda (mais conhecidas como insetos) foram descritas em 2020? Quais são os países onde residem os autores? Como foi o papel da mulher na autoria destas espécies? Como estão distribuídas as autorias das espécies entre as regiões e instituições brasileiras de pesquisa? Em quais revistas estas espécies foram publicadas? Essas perguntas foram respondidas no “Hexapoda Yearbook (Arthropoda: Mandibulata: Pancrustacea) Brazil 2020: the first annual production survey of new Brazilian species”, o primeiro compilado anual sobre Hexapoda no Brasil.

Os principais resultados serão apresentados na Live “Desvendando as espécies novas de insetos de 2020: um raio X na produção anual da descrição de novas espécies brasileiras de insetos”, que será realizada nesta quinta-feira (09/06), às 9h (horário de Manaus), com transmissão pelo canal do Inpa no Youtube/INPAdaAmazonia.  A Live será com o entomólogo Alberto Moreira da Silva-Neto, membro permanente da Pós-Graduação em Entomologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e bolsista do Programa de Capacitação Institucional (PCI-MCTI/Inpa/CNPq) e mediação da coordenadora de Tecnologia Social, Denise Gutierrez.

O Anuário foi elaborado por uma equipe de 75 autores, a maioria bolsistas de doutorado e de pós-doutorado de várias partes do país. “Com o artigo, expusemos a força e a cara da nova juventude entomológica do Brasil. Este foi o primeiro anuário Hexapoda Brasil, mas não será o último, pois o de 2021 já está em andamento”, conta Silva-Neto, que é editor-chefe da EntomoBrasilis, revista responsável pela organização do Anuário Hexapoda.

A Live integra as atividades do Mês do Meio Ambiente do Inpa. A programação conta ainda com visitas agendadas ao Bosque da Ciência de escolas participantes do I Concurso de Planos de Aula do Programa Ciência na Escola, visitas em escolas com exposição sobre os quelônios da Amazônia e intercâmbio cultural no Inpa entre jovens da RDS Uatumã (núcleo da FAS) com jovens do bairro Coroado. O Bosque continua com as visitas presenciais ao grande público suspensas. Em breve será informada a data de retorno das atividades presenciais.

A inscrição para a Live pode ser feita acessando o endereço https://www.even3.com.br/especies_novas_insetos_2020_raiox/ ou diretamente no evento clicando aqui. Os inscritos na live receberão declaração de participação de 3 horas.

Os inscritos na live receberão declaração de participação de 3 horas. Foto: Divulgação

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais