Está cada vez mais difícil achar produtos com quantidades redondas

As empresas alegam que a redução nas embalagens faz parte das estratégias de venda. Foto: reprodução
Compartilhe

Você já percebeu que está cada vez mais difícil encontrar produtos com quantidades redondas nas prateleiras dos supermercados?

A redução da quantidade de produto que vem nas embalagens é um dos efeitos diretos da aceleração da inflação, que criou um efeito chamado “reduflação”

As empresas procuram evitar aumento de preços porque os produtos ficam menos competitivos, então reduzem a quantidade da embalagem.Os exemplos, são inúmeros , O biscoito tipo wafer agora pesa 160g, o sabão em pó vêm com 800 gramas, os rolos de papel higiênico têm de 5 metros a 10 metros menos do que antes.

Foto: reprodução

 

As empresas alegam que a redução nas embalagens faz parte das estratégias de venda e de consumo, além da “adaptação de mercado”, mas nenhuma explica por que as reduções são feitas de modo a deixar as embalagens com medidas “quebradas”.

As empresas podem legalmente reduzir os produtos, mas com ressalvas, desde que corretamente informadas ao consumidor, conforme determinação do Ministério da Justiça (portaria 81, de 23 de janeiro de 2002) e do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990).

 

Foto: reprodução

As empresas devem manter essa comunicação por pelo menos três meses. Caso o consumidor perceba que o produto foi alterado, mas não houve informação adequada, pode recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, e as empresas podem ser multadas por maquiagem de produto. Os valores chegam a R$ 9,9 milhões

 

Foto: reprodução
Foto: reprodução

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais