Estoque de sangue do Hemoam cai 53% em setembro e hospital convoca doadores

Estoque de sangue do Hemoam cai 53% em setembro e hospital convoca doadores
Foto: Divulgação/ Hemoam
Compartilhe

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) atingiu nível crítico nesta sexta-feira (09/09), com 53% abaixo da quantidade ideal devido a falta de doadores no início de setembro.

A baixa nas doações vem se arrastando desde o inicio do mês de agosto, com uma média de 150 doações diárias. Para regularizar o estoque, são necessárias 200 a 250 doações por dia.

O feriado prolongado acabou acentuando a carência de bolsas de sangue principalmente do tipo O+ e O-. O abastecimento crítico já é uma ameaça ao atendimento de transfusão na rede pública e privada de saúde. O Hemoam informa que o estoque de A+ está em nível normal.

Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos, caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal.

Também é importante estar bem alimentado e munido de documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).

O Hemoam funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.

Os voluntários que testaram positivo para Covid-19 só podem doar 10 dias após a sua total recuperação, já aqueles que tiveram contato próximo a um caso confirmado, durante o período de transmissão, que segundo o Ministério da Saúde são 10 dias, ficam inaptos pelo período de 7 dias após o último contato.

É possível tirar dúvidas pelos telefones 3655-0166 ou 3655-0271; ou pelo WhatsApp 98431-9920. As redes sociais do Hemoam estão fora do ar durante o período eleitoral, em cumprimento à Lei 9.504/97.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais