Estudante de 13 anos é o mais novo aprovado em medicina em universidade do Brasil

Caio Temponi coleciona uma série de aprovações em certames, mas se diz ainda dividido entre cursar direito ou medicina. Foto: Reprodução
Compartilhe

Aos 13 anos, Caio Temponi foi aprovado na última edição do vestibular da Universidade de Fortaleza (Unifor), sendo considerado o mais novo estudante a ser classificado em processo seletivo de medicina no Brasil .

Caio já havia sido classificado em primeiro lugar no vestibular para Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e, no ano passado, e no primeiro lugar no exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG). Agora se prepara para o concurso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Também neste ano, Caio foi medalha de ouro na 28ª Olimpíada Internacional de Matemática de Maio, na categoria até 13 anos. Concorrendo com estudantes de 12 países, foi o único brasileiro a conquistar tal façanha.

Mesmo com tantas opções de carreiras a seguir e sem ter completado o ensino médio, o menino – que poderia recorrer a uma decisão judicial para autorizar sua proficiência educacional – prefere aguardar.

“Minha meta é fazer diferentes provas para ter mais conhecimento. Ainda tenho tempo para pensar em novas possibilidades”, diz, confessando que, no momento, se sente atraído pelo direito e medicina. “Tenho mais em mente o direito, mas medicina é outra área em que posso atuar para ajudar as pessoas”, conta.

 

Caio nem concluiu ainda o ensino médio, o que deve fazer no final deste ano – FOTO: Reprodução/Redes sociais

 

O estudante e a família mas vivem no Ceará. Ele conta que costuma estudar até 10 horas por dia, mantém um canal no YouTube, mas garante que  mantém a concentração nos estudos,  deixandp o celular bem longe, de preferência em outro cômodo da casa.

Caio pulou o primeiro ano do ensino fundamental I e também o terceiro ano e o oitavo ano do ensino fundamental II e vai concluir o ensino médio no fim deste ano. Os pais, corujas, sempre apoiaram suas decisões, mas não escondem a apreensão em relação à decisão final do menino. “Medicina garante uma boa estabilidade financeira, mas a pessoa não tem vida, é trabalho dia e noite, a pessoa tem que estar preparada o tempo todo para dar más notícias. Não sei como isso seria encarado por Caio”, diz a mãe, dona de casa Laurismara Temponi, 41 anos.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais