Estudo da Fiocruz sobre uso da BCG contra Covid-19 é ampliado para Manaus

Profissional de saúde faz análise sobre os impactos do coronavírus no sistema respiratório Foto: Agência Brasil
Compartilhe

A pesquisa brasileira sobre a eficácia do emprego da vacina BCG no enfrentamento do coronavírus ganhou, na virada do ano, um terceiro sítio de pesquisas. Ela, que já era realizada no Rio de Janeiro e no Mato Grosso do Sul, começará também no Amazonas, que abrirá chamada para voluntários em breve. A nova praça foi incluída na virada do ano, em parceria com o Instituto de Medicina Tropical de Manaus, feita com apoio do Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch, da Austrália, e da Fundação Gates, dos EUA.

Os coordenadores da pesquisa, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que lidera os trabalhos no Brasil, explicam que o grupo de controle conta com mil voluntários, e 50 deles já adquiriram Covid-19. Quando este total chegar a 100, será possível fazer uma análise parcial.

Profissional de saúde faz análise sobre os impactos do coronavírus no pulmão
Profissional de saúde faz análise sobre os impactos do coronavírus no sistema respiratório
Foto: Agência Brasil

Um dos coordenadores do estudo, o infectologista e pesquisador da Fiocruz e da UFMS, Júlio Croda, explica que o recrutamento de voluntários prosseguirá. A pesquisa utiliza apenas trabalhadores da saúde: qualquer tipo de funcionário de unidades hospitalares que tenha acesso a pacientes com Covid-19.

“O recrutamento vai até fevereiro. Embora tenhamos 50 casos confirmados, ainda não sabemos quem recebeu BCG e quem recebeu placebo. O objetivo é que, no futuro, a vacina seja usada para pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários de vacinação, que demorariam mais para receber alguma das vacinas para Covid-19, de acordo com o PNI”, explica Croda.

As doses de vacina, oriundas da Dinamarca, já estão no Rio e devem ser levadas para Manaus nos próximos dias, para aplicação nos voluntários. A BCG é utilizada prioritariamente para prevenir a tuberculose, embora seja empregada também para outros fins, e sua aplicação é obrigatória no Brasil, para recém-nascidos, desde 1976. O ensaio clínico da pesquisa, que acontece também em Austrália, Espanha, Holanda e Reino Unido, está na fase três, com seis mil voluntários recrutados em todo o mundo.
Coordenadora do estudo, função que divide com Croda, a pesquisadora e pneumologista Margareth Dalcomo explica as especificidades da participação brasileira no estuado.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

“Desses países, o Brasil é o único com vacinação obrigatória para a BCG. Assim, o Brasil será analisado como o único grupo que tem essa informação. A cobertura protetora dela, quando aplicada em recém-nascidos, só vale durante a infância, ela se perde na adolescência. Mas é importante frisar que o alvo da pesquisa é a proteção da vacina BCG para combate à Covid-19”, enfatiza Dalcomo.

O fato de a pesquisa ser restrita a trabalhadores de saúde, um dos grupos prioritários no Plano Nacional de Imunização (PNI) para receber a vacina contra a Covid-19, permitirá ao estudo tirar conclusões sobre o potencial da BCG.

“Depois que os voluntários receberem a vacina que o governo disponibilizar, saberemos os resultados. Saberemos, por exemplo, se a BCG pode potencializar os efeitos da vacina contra a Covid-19”, conclui Croda.

*CNN

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais