Estudo indica que o vírus letal Chapare pode ser transmitido entre humanos

© Reprodução/Pixabay
Compartilhe

Estudos do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos mostram que o vírus causador da febre hemorrágica Chapare pode ser transmitido entre humanos. A doença, identificada na Bolívia, pode ser mortal e tem sintomas semelhantes aos de ebola e dengue.

Os resultados foram apresentados nessa 2ª feira (16.nov.2020) na reunião anual da ASTMH (Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene). A pesquisa foi feita em parceria com o Centro Nacional de Doenças Tropicais norte-americano e o Ministério da Saúde da Bolívia.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

O Chapare já foi responsável por 1 surto em 2004, nas proximidades de La Paz, capital da Bolívia. Acredita-se que o vírus tenha sido transmitido aos humanos por ratos.

Além da febre hemorrágica, os contaminados apresentam outros sintomas como febre, dor de cabeça, vômito, diarreia, dores nas articulações, erupções cutâneas e sangramentos nas gengivas.

Os casos de contaminação entre humanos foram identificados em 2019. Relatórios indicam que 2 pacientes infectaram 3 profissionais de saúde na Bolívia. Um dos pacientes e 2 médicos morreram.

“Nosso trabalho confirmou que 1 jovem residente médico, 1 médico de ambulância e 1 gastroenterologista contraíram o vírus após encontros com pacientes infectados“, disse Caitlin Cossaboom, epidemiologista do CDC ao jornal britânico The Guardian. “Acreditamos que muitos fluidos corporais podem potencialmente transportar o vírus”.

Caitlin disse que a confirmação da transmissão entre pessoas mostra que os profissionais de saúde que lidam com casos suspeitos devem tomar extremo cuidado para evitar contaminação. A pesquisadora relatou que há evidências de que o médico residente que morreu pode ter sido infectado enquanto aspirava saliva de 1 paciente.

Os cientistas também detectaram RNA viral no sêmen de 1 sobrevivente 168 dias após a infecção, o que levanta a possibilidade de transmissão sexual.

Maria Morales-Betoulle, médica do CDC, disse que os cientistas foram capazes de isolar o vírus e criar 1 teste RT-PCR , semelhante ao usado para identificar a covid-19. “Isso nos permitiu nos mobilizar e agir com muita rapidez [para controlar o surto em 2019]“, disse ela.

Segundo a médica, o teste também vai fazer com que se tenha uma noção mais detalhada da evolução da doença e da transmissão entre humanos. A pesquisadora cita que, até então, muitos casos de Chapare podem ter sido erroneamente diagnosticados como dengue.

“Embora ainda haja muito que permanece desconhecido sobre o vírus Chapare, é louvável a rapidez com que esta equipe foi capaz de desenvolver 1 teste de diagnóstico, confirmar a transmissão entre humanos e descobrir evidências preliminares do vírus em roedores”, disse o presidente da ASTMH, Dr. Joel Breman.

“É uma lição valiosa de que as equipes científicas internacionais, equipadas com as ferramentas mais recentes e compartilhando livremente suas descobertas, são nossa melhor defesa de linha de frente contra as ameaças de doenças infecciosas mortais.”

Poder360

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!