Estudo pretende transformar Lago Janauari em refúgio ecológico para turismo sustentável

Foto: Ricardo Oliveira/Sema
Compartilhe

O Lago Janauari poderá ser transformado em refúgio ecológico para promoção de turismo de base sustentável. O projeto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) inclui ações para o ordenamento de turismo na região, localizada no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), garantindo o bem-estar animal e a geração de renda sustentável para as comunidades no entorno do futuro refúgio. Uma equipe da secretaria realizou expedição ao local na segunda-feira (20/05).

Atualmente, a área prevista no projeto para abrigar o refúgio está inserida em duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs): Encontro das Águas (municipal) e Padauari-Solimões (estadual). A proposta da Sema é criar uma unidade de conservação estadual em sobreposição às APAs, levando governança e serviços públicos para moradores e visitantes. O projeto deverá contar ainda com apoio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e da Prefeitura Municipal de Iranduba.

De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o projeto busca aliar o ordenamento para conservação ambiental e geração de renda para o município.

“O objetivo é estabelecer um turismo de fato sustentável, prevendo inclusive, como é um dos grandes problemas que se tem no Lago, a questão do bem-estar animal. Queremos destacar para o turista o valor de ver os animais no seu ambiente, gozando de saúde e liberdade, ressaltar que isso faz parte do ecoturismo, e reforçar que o respeito à nossa biodiversidade é fator importante na experiência de visitar a Amazônia, sem incentivar práticas que possam ser nocivas aos animais”, declarou.

As comunidades no entorno do refúgio serão importantes para o ordenamento do turismo, segundo Taveira. “A área que propusemos para o refúgio não abrange as comunidades, mas elas serão parte importante no ordenamento do turismo. O projeto inclui estabelecer uma base de atendimento ao turista, estrutura que vai beneficiar também os ribeirinhos e as pessoas que já exploram o turismo na região. O município de Iranduba também será um importante parceiro no ordenamento”, ressaltou.


Foto: Ricardo Oliveira/Sema

Processo de criação do refúgio – Na segunda-feira (20/05), uma equipe da Sema, acompanhada do secretário municipal de Meio Ambiente de Iranduba, Alexandre Antony, e de guias locais da Amazon Expeditions, realizou expedição ao Lago Janauari para levantamento técnico do potencial turístico e socioeconômico da região. A proposta é a criação do refúgio de maneira participativa, contando com um Conselho Consultivo, que definirá, por meio de assembleia, todos os investimentos na área.

Após o levantamento, serão realizadas ainda consultas públicas sobre a criação da unidade de conservação.

Lago Janauari – O turismo no local teve início no final da década de 1960, devido à proximidade de Manaus, levando visitantes que vinham ao Amazonas para uma experiência rápida de contato com a fauna e flora amazônica. O sucesso da atividade turística motivou crescimento demográfico desordenado, com moradores oferecendo serviços de alimentação e venda de artesanato.


Foto: Ricardo Oliveira/Sema

Entre os potenciais turísticos identificados pela equipe da Sema estão a observação de animais no habitat natural, trilhas na floresta e as ruínas de um seringal datado de 1859, que atualmente não compõem o roteiro turístico tradicional do local. O levantamento irá compor roteiro realizado em conjunto por especialistas da Sema e Amazonastur.

*Com informações da Assessoria

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!