Estudos apontam o crescimento no número de mortes por abuso de álcool durante a pandemia

Os pesquisadores concordam que o estresse pode ser o principal fator para o aumento nas estatísticas - Foto: Getty Images/ BBC
Compartilhe

Segundo o Instituto Nacional sobre Abuso de Álcool e Alcoolismo (NIAAA, em inglês), os EUA registraram, em 2019, 78.927 mortes por abuso de álcool.

Já 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19, teve um salto no número de mortes: 99.017 morreram, um aumento de 25,5%. Isso inclui desde casos de intoxicação pelo consumo excessivo de álcool até casos de falência hepática relacionada à bebida.

Os dados foram apresentados em um estudo no Journal of the American Medical Association (JAMA), revista científica da Associação Médica Americana.

Brasil

Embora os indícios sejam americanos, o Brasil também registrou aumento em suas estatísticas.

De 2019 para 2020 houve aumento de 18,4% em mortes no Brasil relacionadas a “transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool”. É o que aponta a organização independente de saúde pública Vital Strategies, com base em dados Ministério da Saúde.

O levantamento usou critérios diferentes do estudo americano, mas o salto no primeiro ano da pandemia também ficou muito acima da média da década anterior.

Estresse

O isolamento físico, mudanças repentinas e abruptas, e o contexto complicado na área da saúde resultaram em muito estresse, que pode ser o principal motivo para as pessoas recorrerem ao álcool.

Os pesquisadores brasileiros e americanos concordam nesse ponto em comum.

Fonte: g1.*

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais