EUA enviarão tropas ao Afeganistão para evacuar embaixada

Foto: Stringer/Anadolu Agency via Getty Images
Compartilhe

O Pentágono afirmou nesta quinta-feira (12) que enviaria cerca de 3.000 soldados adicionais dos Estados Unidos, temporariamente, ao Afeganistão para ajudar a garantir a retirada do pessoal da embaixada dos EUA em Cabul.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que a primeira implantação ocorreria nas próximas 24 e 48 horas.

O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, defendeu a decisão dos EUA de enviar mais tropas ao Afeganistão para ajudar na evacuação de pessoal, descrevendo a missão como “muito temporária”.

“Esta é uma missão muito temporária para um propósito muito específico, que é uma grande diferença do que dizer que você está desdobrando por oito, nove, 12 meses, forças para estabilizar e proteger o Afeganistão, o que temos feito nos últimos 20 anos. Esta é uma missão temporária muito restrita”, disse Kirby a repórteres.

Kirby observou que “não há planos, no momento, para o envio de forças adicionais”. O oficial passou a descrever por que a decisão de enviar mais tropas foi tomada:

“Não houve um acontecimento precipitante nos últimos dias que levou o presidente e o secretário a tomar essa decisão. É uma confluência de eventos. Como venho dizendo há várias semanas, temos observado muito de perto com preocupação com a situação de segurança no local. E muito melhor ser prudente e responsável, e observar as tendências para tomar a melhor decisão possível em relação à segurança e proteção de nosso pessoal, do que esperar até que seja tarde demais. Acreditamos que isso não é apenas coisa certa a fazer, mas é o momento certo para fazer”, disse.

Invasão do Talibã
Os combatentes do Talibã podem isolar a capital do Afeganistão, Cabul, em 30 dias e possivelmente dominá-la em 90 dias, segundo informações à Reuters de um oficial de defesa dos Estados Undos na quarta-feira (11). Ele citou inteligência dos EUA, enquanto militantes assumiam o controle de uma oitava capital provincial do Afeganistão.

O Talibã agora controla 65% do Afeganistão e tomou ou ameaça tomar 11 capitais provinciais. O oficial, falando sob condição de anonimato, disse que a nova avaliação de quanto tempo Kabul poderia resistir foi resultado dos rápidos ganhos que o Talibã vinha obtendo em todo o país com a partida das forças estrangeiras lideradas pelos EUA.

Em menos de uma semana, o Talibã invadiu um quarto das capitais provinciais do Afeganistão em uma grande faixa de território ao norte do país. A segurança está se desfazendo mais rápido do que quase todos esperavam – com a possível exceção dos próprios talibãs.

Com informações da CNN*

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais