Exposição destaca ações sustentáveis do Territórios da Agricultura em Manaus

Exposição destaca ações sustentáveis do Territórios da Agricultura em Manaus
Foto: Reprodução
Compartilhe

Contribuir para a segurança alimentar das pessoas que estão nos territórios agrícolas do Estado do Amazonas e promover ações coletivas de produção e comercialização de alimentos saudáveis, possibilitando sua adoção em diversos locais na área urbana e periurbana de Manaus (AM). Esse é o objetivo do Jardim Alimentício Comunitário Agroecológico (JACA), criado pelos participantes do projeto Territórios da Agricultura no município.

Na  exposição em cartaz a partir do dia 17/11, no Bosque da Ciência – INPA, os visitantes poderão conhecer de perto como aconteceu, na prática, essa construção de uma solução coletiva e sustentável para o território.

Nos módulos, facilitadores da Evoluir abordaram temas como o resgate e a valorização das histórias coletivas, reconhecimento dos desafios e potencialidades da região e do grupo, mapeamento de iniciativas e ações com relação à produção e abastecimento de alimentos saudáveis da Agricultura Familiar e Agricultura Urbana e Periurbana no território, além de diagnóstico participativo. Na sequência, foram definidos o projeto local a ser implementado e um plano de ação, culminando então com o início das atividades do JACA. Em complemento, houve a avaliação para empreendimentos futuros e a organização da exposição.

“Além do jardim em si, aberto não só aos participantes do projeto mas também à população, ao usar a tecnologia social do PAIS, que tem como premissa a produção de alimentos com baixo custo e de forma orgânica, estabelecemos um modelo que pode ser replicado por agricultores de toda a região”, afirma Mariana Monferdini, coordenadora do Territórios da Agricultura na Evoluir. “Esse sistema possibilita a preservação ambiental, elimina o uso de agrotóxicos e promove a inclusão social e geração de renda para as comunidades”.

Mariana conta ainda que, durante todo o percurso do projeto, os participantes fotografaram suas percepções e vivências. “São esses registros que o público verá na mostra, que apresenta olhares e sentimentos sobre esse caminho de cooperação, organização e valores comunitários, baseados na produção e abastecimento de produtos saudáveis”.

A coordenadora do projeto, pela Evoluir, acrescenta que ações como essas, construídas coletivamente no território, revelam ainda a eficácia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e de outras metodologias participativas trabalhadas no Territórios da Agricultura. “Percorremos todo um caminho plural de cooperação, desde o diagnóstico e a evidência das problemáticas, até a clareza sobre as possibilidades de atuação do grupo. Fica claro  que problemas complexos só podem ser resolvidos com uma visão sistêmica e um trabalho coletivo e em rede”, conclui.

A Diretora Executiva de Sustentabilidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Bayer para América Latina, Paula Castro, complementa: “A agricultura sustentável é essencial para garantir a segurança alimentar global e a saúde do planeta, sendo a educação a chave para alcançá-la. A partir de iniciativas com o Territórios da Agricultura, podemos disseminar práticas agrícolas sustentáveis e incentivar a adoção de técnicas mais eficientes e responsáveis de forma colaborativa. Além disso, esses participantes serão multiplicadores dos aprendizados, compartilhando suas experiências e conhecimentos com amigos e familiares e incentivando cada vez mais práticas responsáveis”.

“Como facilitadora do projeto, foi muito gratificante participar da formação e perceber como é viável concretizar uma iniciativa sustentável a curto prazo, seguindo metodologias como a Aprendizagem Baseada em Projetos, e com metas bem definidas”, diz Jucimara Gonçalves dos Santos, agroecóloga e professora de agroecologia. “Também pude ver um pouco do que tem de território para agricultura aqui em Manaus e áreas adjacentes, e observar como as pessoas têm objetivos em comum e como anseiam que eles sejam alcançados, mas muitas vezes alguns fatores limitam essa junção”.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!