A falta de cédulas nos caixas eletrônicos da agência do Bradesco, no município de Uarini, tem se tornado um transtorno para os usuários do banco na cidade.
A Defensoria Pública do Amazonas já solicitou informações ao banco, por meio de dois ofícios, mas nenhum foi respondido
“Foram inúmeras as denúncias que recebemos dos consumidores de Uarini. Segundo eles, a falta de dinheiro nos caixas é frequente e ocorrem sem aviso prévio à população o que, notadamente, traz prejuízos às pessoas”, explicou o defensor público Luiz Gustavo do Nascimento Cardoso, que esteve na cidade nos dias 14 a 18 de março deste ano.
De acordo com o defensor, no último documento enviado à instituição financeira, no dia 11 de abril, a Defensoria Pública pede o envio de um cronograma de ajustamento e/ou minimização dos impactos à população, e dá um prazo de cinco dias úteis para que o pedido seja atendido. Caso contrário, o órgão vai adotar medidas extrajudiciais e judiciais para garantir que as notas voltem a circular no município.
“É difícil para as pessoas driblarem a falta de dinheiro porque o acesso à internet também é deficiente na cidade, seja por falta de sinal, ou por exclusão digital. Estamos falando de uma população humilde, carente. Não é todo mundo que tem acesso a internet para comprar ou pagar contas e isso dificulta tanto para a população, quanto para o comércio em geral”, afirmou Luiz Gustavo.
O Procon-Amazonas também notificou a agência, solicitando esclarecimentos, e vai seguir os trâmites processuais, que pode ocasionar aplicação de multa, caso o problema não seja solucionado.