Para estimular a participação igualitária de mulheres e meninas na ciência, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), lançou dois editais inéditos, que visam incentivar e fortalecer o papel das mulheres nas pesquisas científicas e tecnológicas.
A iniciativa vem ao encontro do Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, que é comemorado em 11 de fevereiro. Neste ano, a Fundação adota o tema “A cientista que sou saúda a cientista que mora em você”, propondo a empatia entre mulheres e meninas para estimular uma maior presença das mulheres na ciência e na gestão de projetos científicos.
“Queremos incentivar a promoção de ações que impulsionem o acesso integral e igualitário da participação de mulheres e meninas na ciência. Nossa expectativa é de que sejam apresentadas boas propostas para que possamos contratá-las e assim fortalecer esse protagonismo feminino na área da CT&I no Amazonas” disse a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales.
Serão selecionadas propostas, coordenadas por pesquisadoras, de pesquisa e desenvolvimento de processos e/ou produtos inovadores no estado do Amazonas, que envolvam significativo risco tecnológico associado a oportunidades de mercado dentro dos seguintes temas que convergem com o PPA – Plano Plurianual do Governo do Estado – 2020-2023:
a) Cidades e comunidades sustentáveis;
b) Energia acessível e limpa;
c) Consumo e produção responsáveis;
d) Trabalho decente e crescimento econômico;
e) Saúde e bem-estar;
f) Educação de qualidade.
Os Editais tem o valor de R$7.514.304,00 e devem beneficiar até 33 projetos de pesquisa com auxílio pesquisa e bolsas, com duração de 12 meses. Podem concorrer aos editais pesquisadoras com título de mestre ou doutora.
Mais informações sobre os editais estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.fapeam.am.gov.br/editais/?aba=editais-abertos para inscrições até o dia 29 de março.